Ícone do site Tribuna de Minas

Dez dicas para envelhecer com saúde

Dicas_para_evitar_o_envelhecimento_do_pescoço._(8)
PUBLICIDADE

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) existem 8 bilhões de habitantes no planeta terra, sendo que um 1 bilhão são idosos com 60 anos ou mais. Existe a crença de que o idoso está debilitado, não pode trabalhar e não contribui para sociedade, esse preconceito contra os idosos é chamado de etarismo ou idadismo ou ageísmo e pode causar diminuição da autoestima levando a um quadro de depressão e piora das condições de saúde e está associado a morte precoce. Temos que lembrar que a única alternativa para não envelhecer é morrer jovem.

O medo de envelhecer é chamado de gerascofobia e está presente desde a antiguidade. As pessoas tem medo de envelhecer porque a velhice está associada a doenças, a perda do padrão estético de beleza e perda da autonomia física e mental. Pesquisa mostra que 95% dos brasileiros encaram a velhice com terror, mas o envelhecimento faz parte do desenvolvimento humano. O idoso é um jovem que deu certo!

PUBLICIDADE

O envelhecimento é um processo fisiológico que varia de indivíduo para indivíduo e depende de fatores genéticos e ambientais. Os fatores genéticos nós não podemos mudar, mas podemos adotar hábitos saudáveis para dar qualidade aos anos a serem vividos. É importante adotar hábitos que ajudem a prevenir doenças e melhorar o bem-estar físico e mental para garantir uma vida longeva e saudável.

PUBLICIDADE

– 1º Atividade física regular:  A Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física por semana. Ela melhora o condicionamento cardiovascular, ajuda a manter a massa muscular, melhora a força, o equilíbrio e a coordenação motora, além de liberar substâncias que melhoram o humor e combatem a depressão. Se possível, praticar atividade física em grupo.

– 2º Convívio social:  Ele contribui para o bem-estar, diminui a depressão e melhora a memória.

PUBLICIDADE

– 3º Tomar sol: Os raios solares ajudam na produção de vitamina D, importante no combate a osteoporose, diabetes, memória, aumenta o sistema imunológico e ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer. Além disso, o sol ajuda a regular o círculo circadiano, também conhecido como relógio biológico, que mantém as atividades e os processos biológicos do corpo como metabolismo, sono e vigília.

– 4º Sono:  Ele combate a hipertensão arterial, previne a obesidade, evita depressão, melhora a memória, controla diabetes e combate doenças cardiovasculares. É importante ressaltar que o quarto de dormir tem que ser escuro, lembrando a caverna dos nossos ancestrais. Ter colchão e travesseiro adequados também é muito importante e não beber muito líquido no final do dia para evitar as idas ao banheiro durante a noite.

PUBLICIDADE

– 5º Sexo:  Manter uma vida sexual ativa melhora o bem-estar geral, o humor, aumenta a autoestima, aumenta a capacidade cognitiva e rejuvenesce.

– 6º Manter-se ativo: De preferência trabalhando. Procurar ficar em atividade mesmo que esteja aposentado. Trabalhe por hobby ou até mesmo aprenda uma nova profissão.

-7º Ter um propósito de vida: A pessoa ela não morre quando ela deixa de viver, mas sim quando ela para de sonhar. O desejo de fazer e conquistar algo é o que nos move e isso dá força e estímulo para viver.

PUBLICIDADE

 

 

8º Evitar o tabaco e não abusar do álcool: Tem um estudo da faculdade de medicina da Universidade do Porto e da Universidade Lorraine na França que comprovou que o tabagismo é responsável pelo início do envelhecimento cardiovascular. E outro estudo realizado em Oxford mostra que o abuso de bebidas alcoólicas acelera o envelhecimento.

PUBLICIDADE

9º Evitar obesidade: Estudo publicado no periódico científico Obesity e Reviews mostrou que a obesidade reduz a expectativa de vida em 5,8 anos nos homens e 7,1 anos nas mulheres após os 40 anos de idade. A obesidade acelera o envelhecimento por vários motivos. Primeiro, ela aumenta o estresse oxidativo, que é o desequilíbrio entre os compostos oxidantes e o sistema de defesa antioxidante, e isso aumenta a produção de radicais livres, causando danos ao organismo. A obesidade também favorece o encurtamento dos telômeros que são tampas protetoras nas extremidades dos cromossomos, causando um declínio funcional e um maior risco de morte. Ela também diminui o sistema imunológico, então a pessoa tem uma maior suscetibilidade a gripe e outras infecções. E ela aumenta a inflamação sistêmica. A obesidade ela aumenta o risco de morte prematura e reduz a vida útil em até 30 anos.

10º Alimentação: Estudos mostram que pelo menos 50% dos idosos sofrem de déficits nutricionais. Com o envelhecimento ocorre uma diminuição na absorção e metabolismo dos alimentos. Segundo a Organização Mundial de Saúde a partir dos 60 anos de idade a necessidade de energia é reduzida em 5% a cada década devido a uma diminuição do metabolismo basal. Metabolismo basal é a quantidade de energia que o organismo utiliza para manter as funções vitais em repouso, por isso a ingestão de alimentos deve ser menor, porém equilibrada. A alimentação deve ser saudável e equilibrada com boas fontes de proteínas, gorduras boas, vegetais e frutas. Então quais alimentos devem ser evitados? A gente tem que evitar os alimentos que aceleram o envelhecimento como açúcar, gorduras trans, refrigerantes, sucos industrializados e carnes processadas (salsicha, bacon, linguiça). E o que nós devemos comer? Nós temos que comer os alimentos que retardam o envelhecimento.  A água é o alimento mais importante que existe. Ela é fundamental para que o metabolismo funcione de forma correta, facilitando a absorção de nutrientes. Alimentos ricos em vitamina E (abacate, castanha, amêndoas, nozes), em betacaroteno (vegetais amarelos alaranjados e verdes escuros), ômega 3 (peixes de água fria como atum e sardinha, azeite de oliva extra virgem), probióticos (kefir, chucrute, kombuchá), alimentos com ácido fenolico (frutas cítricas, brócolis) e catequinas (chá verde, morango e uva).

Temos que lembrar que uma alimentação balanceada aumenta a imunidade e a disposição, diminui o cansaço, evita a obesidade e previne o envelhecimento precoce. O envelhecimento não é um estado, é um processo de degradação progressiva e diferencial. Envelhecer vai muito além de uma pele enrugada e anos acumulados. Todo processo de mal funcionamento do organismo é um envelhecimento.

Sair da versão mobile