Ícone do site Tribuna de Minas

Alimentação saudável na Páscoa

coelho feliz com muitos ovos de pascoa na grama fundo festivo para design decorativo 1
PUBLICIDADE

Está chegando a comemoração da Páscoa. E nessa época juntamos celebrações religiosas, confraternização e também um aumento no consumo de chocolate e outros produtos típicos.

Participamos do “amigo chocolate”, presenteamos as crianças e as pessoas próximas com diversos tipos de produtos relacionados ao chocolate, como ovos, barras, doces, colombas, etc.

PUBLICIDADE

Podemos aproveitar o melhor da Páscoa e sem agredir o nosso organismo. Basta tomarmos alguns cuidados e lembrarmos que uma festa não justifica o rompimento de todas as regras. Comemorar, confraternizar, repartir as coisas boas faz muito bem, e se conseguirmos manter bons hábitos, aí sim teremos uma alegria completa.

PUBLICIDADE

Dieta antes da páscoa

Inicialmente vamos refletir sobre a preparação para a Páscoa. Com a chegada do outono, daquele friozinho que começa a aparecer, nosso corpo demanda mais energia e naturalmente procuramos uma alimentação mais calórica. Então não vamos nos privar de uma alimentação saudável e equilibrada em função de emagrecer “um pouquinho” para poder comer mais na Páscoa. Isso desgasta o organismo e não deve ser pensado.

Ficar “contando calorias” na semana de Páscoa também não ajuda muito, além de parecer uma atitude um pouco esquisita. Nosso organismo não deve ser submetido a altos e baixos. A regularidade da alimentação é importante.  Comer bastante chocolate e depois “compensar” cortando uma refeição como o almoço ou o jantar é uma péssima estratégia. Sacrifica e sobrecarrega o nosso organismo. Pense ainda em pessoas com problemas de glicemia, o que não pode ocorrer com o corpo frente a uma prática tão ruim?

PUBLICIDADE

Dicas de alimentação na páscoa

Outro ponto importante: existem no mercado variedades de chocolate, sempre que puder você deve optar pelos produtos com teor mais alto de cacau, 70% ou mais. E aproveite para ler as embalagens. Na composição do produto, os ingredientes são ordenados por maior participação na composição. Então quando você ler na lista: açúcar, gordura vegetal, amido, cacau, .. Saiba que o componente mais presente é o açúcar, seguido pelos demais. Já é possível ter uma boa ideia do que você vai consumir.

Outra dica para não abusar no consumo de doces e chocolates, é fracionar os produtos e guardá-los em embalagens de vidro bem fechadas. Você pode estabelecer uma quantidade diária razoável para consumir. E se quiser pode ainda enfeitar as embalagens com motivos da época, acaba sendo uma forma de preservar o espírito da Páscoa.

PUBLICIDADE

Cardápio para a páscoa

E a Páscoa não é feita só de chocolate, os peixes de água salgada são bem vindos! Ricos em ômega 3 e ácidos graxos ajudam muito na proteção cardiovascular. E se forem temperados com ervas naturais e óleo de azeite extra virgem o prato fica muito apetitoso e saudável.

Aproveite também para usar a criatividade. Crie receitas novas com a utilização de frutas, legumes, verduras e outros produtos naturais. A forma de apresentação de um prato conta muito, somos atraídos também pelo visual.  Criatividade inclusive quando se trata do chocolate, você pode testar a alfarroba. A alfarroba tem ação antioxidante e apresenta outros benefícios para o nosso organismo. Ela é rica em fibras e vitaminas do complexo B.

A alfarroba pode ser uma opção para quem apresenta alergia ao chocolate.

PUBLICIDADE

Então experimente, pode ser que você mude seu cardápio e consiga melhorar a qualidade da alimentação, sem abrir mão do gostinho dos produtos típicos.

E dentro das possibilidades, faça opção pelo açúcar de coco ou açúcar demerara, tanto na confecção dos pratos quanto para adoçar as bebidas. Não vai adiantar muito se exceder na alimentação e depois pensar que usando o adoçante artificial no cafezinho as coisas vão se equilibrar. O melhor é eliminar o consumo de adoçantes artificiais.

E para terminar, se você consumiu uma quantidade satisfatória de chocolate, a sobremesa pode ser uma fruta da estação ou outra opção saudável.

PUBLICIDADE

Você pode comemorar, dividir as alegrias e se alimentar de forma bem saudável. As coisas se acrescentam de forma harmoniosa se respeitados alguns limites. Que sobrem apenas as boas recordações de uma celebração que se repetirá por muitos anos.

 

Feliz Páscoa!

Sair da versão mobile