A verdade é que começamos a envelhecer a partir do nascimento. Neste sentido, podemos criar uma analogia com um automóvel que acabou de ser produzido. Se esse automóvel não receber manutenção e for bem cuidado, certamente apresentará problemas mais cedo e sua vida útil será reduzida. O mesmo ocorre com o nosso corpo. Se não houver um acompanhamento desde cedo, corremos riscos e provavelmente nossa vida será mais sofrida ou até interrompida.
O início pode ser mais favorável se as mamães tomarem cuidados durante os períodos da gestação, pré-natal, exames e acompanhamento, além da própria alimentação. Mas, como o feto será bem alimentado se a mamãe descuida disso?
Na infância e adolescência, os cuidados gerais dependem muito dos pais e dos educadores. E, a partir deste ponto cada um deve tomar para si a responsabilidade de se manter na melhor forma possível.
Praticar exercícios físicos, controlar o estresse, cultivar boas amizades, adotar uma postura otimista frente à vida, ter um frequente acompanhamento médico e boa alimentação são aspectos essenciais. E, não adianta alegar falta de tempo, se não há lugar na agenda para as coisas boas e importantes da vida. Não se cuidar por falta de tempo é também abreviar o tempo de vida. E o pior: o que for vivido pode ser de forma pouco feliz. Portanto, devemos nos cuidar e muito.
Outro ponto importante é o tempo e a qualidade do sono. Ninguém permanece saudável negligenciando o bom sono. Não fumar e consumir bebida alcoólica com moderação também estão no rol dos itens essenciais para uma vida longa e saudável.
A alimentação tem um papel fundamental em todo o processo de envelhecimento saudável. Não precisamos sofrer tanto com doenças constatadas na terceira idade, que tiram o prazer de existir. A ideia é viver sempre com saúde. Para isso, necessitamos selecionar bem o que ingerimos diariamente, procurar obter o melhor dos alimentos e evitar aqueles itens que sabotam nossa saúde.
Diagnóstico bem feito, acompanhamento constante e dieta personalizada auxiliam para uma jornada mais suave e prazerosa. E, cabe sempre o lembrete: cada pessoa é única. E, a alimentação também segue a regra da singularidade e individualidade. Não adianta pensar que todos precisamos nos alimentar com o que temos, sem se preocupar com as necessidades específicas.
Alimentos podem causar inflamações, desencadear alergias e outros problemas que prejudicam o funcionamento do organismo. Por outro lado, a correta alimentação é um dos grandes aliados na busca pela vida plena e longa. A escolha é sua.