Ícone do site Tribuna de Minas

Verão exige cuidados com a saúde

PUBLICIDADE

A estação mais quente do ano já está chegando, e como nos anos anteriores, grande parte da população está preocupada com a forma física e também pensando na melhor maneira de aproveitar a combinação de férias, lazer, festas, muito sol e desconcentração.

PUBLICIDADE

A busca pela forma física ideal é constante para inúmeras pessoas. Outras só se lembram de praticar exercícios nessa época do ano, além de tentarem melhorar os hábitos alimentares. Devemos primeiramente ter em mente que milagres não acontecem tão facilmente. E, que forçar um ritmo com o qual o organismo não está acostumado pode acarretar em problemas sérios.

PUBLICIDADE

Nosso organismo é composto em grande parte por água. E, no verão perdemos uma grande quantidade de líquido. Por este motivo, a reposição é fundamental, principalmente para evitarmos perder eletrólitos e outras substâncias essenciais. Recomenda-se ingerir água de coco natural. Natural mesmo, já que os produtos industrializados não preservam todas as propriedades do produto. E, caso não tomemos cuidado, podemos prejudicar o funcionamento dos rins.

Outro ponto importante é evitar o transporte de água em garrafas de plástico. A incidência de luz solar neste material pode ocasionar problemas de saúde para quem for consumir essa água. Prefira embalagens de vidro escuro.

PUBLICIDADE

 

Outro lembrete refere-se à conservação dos alimentos. Altas temperaturas colaboram para a degradação mais rápida dos alimentos. Cuidado redobrado com a higiene, seja no armazenamento ou no momento de consumir. Inclusive, observe com atenção o local onde será feita a refeição. A ausência de insetos, a higiene dos talheres e demais utensílios, o zelo com a manutenção da limpeza, precisam ser analisados. Os casos de intoxicações alimentares tendem a aumentar no verão. Crianças, convalescentes e idosos necessitam de mais atenção.

PUBLICIDADE

Devemos adequar nosso ritmo de vida com as condições do clima. Nosso corpo precisa manter uma temperatura constante. Temperaturas altas demandam adaptação de nosso organismo. A prática de exercícios, as atividades rotineiras e a alimentação precisam estar de acordo com a estação e favorecer nosso dia-a-dia.

 

Quanto à alimentação, evitar excessos. E, também banir as frituras, abuso de sal, alimentos industrializados, embutidos e não consumir refrigerantes. Não vale a desculpa do calor para ingerir refrigerantes, sucos artificiais e outras bebidas que não ajudam e até atrapalham o bom funcionamento do organismo.

PUBLICIDADE

As comemorações dessa época são acompanhadas de pratos fartos. Cabe a cada um controlar o consumo e pensar nos limites do organismo. Precisamos em média de vinte minutos para sentir a saciedade. Em um momento de festa e empolgação podemos ficar mais alegres e contentes, mas não devemos perder a noção de boa alimentação.

 

As saladas, frutas, vegetais frescos, carnes brancas, temperos naturais, raízes e sementes oferecem uma infinidade de combinações. E, o brinde pode ser com um vinho tinto seco com temperatura agradável para quem faz uso de bebida alcoólica e sucos naturais com mix de frutas ou água de coco natural.

PUBLICIDADE

 

As temperaturas podem subir, o ritmo pode ficar mais vibrante, muita coisa boa é esperada na estação. Mas, lembre-se: as trocas de estações nunca devem nos tirar o equilíbrio, que vai garantir uma qualidade de vida sempre.

 

Sair da versão mobile