Ícone do site Tribuna de Minas

Consumir ovo diariamente pode reduz risco de diabetes tipo 2, aponta estudo

000001
PUBLICIDADE

Conhecido há milênios, o ovo representa uma fonte rica em nutrientes e o seu consumo é fundamental para mantermos o organismo saudável. Trata-se de um alimento de fácil acesso, que pode ser preparado de múltiplas formas, enriquecendo assim qualquer receita.

 

PUBLICIDADE

A criação de aves é uma atividade econômica relevante e tem forte impacto econômico em nosso país. São várias as questões envolvidas desde a produção até o consumo dos ovos. A cadeia produtiva é bem ampla e complexa. A começar pelo manejo das aves, que deve contemplar as melhores práticas e salvaguardar o bem-estar delas. Ninguém consegue obter um produto de qualidade partindo de maus tratos com os animais.

PUBLICIDADE

 

O ovo é altamente perecível e pode ser contaminado em diversas situações. Por isso o transporte e armazenamento são itens importantes. O preparo e o consumo devem obedecer às regras de higiene, sendo que o hábito de consumir o produto in natura deve ser abandonado, pois existe o risco de infecção por salmonella, entre outros problemas.

PUBLICIDADE

 

O ovo é fonte de proteínas e vitaminas; a gema concentra a colina, integrante do complexo B que é considerada de valia para a saúde do cérebro. Contêm substâncias antioxidantes, como as vitaminas D, E, A e K, zinco e ferro, que contribuem no combate ao envelhecimento precoce das células.

PUBLICIDADE

 

A leucina, aminoácido que compõe a proteína da clara, auxilia no crescimento e manutenção dos músculos. Por esta razão, muitos praticantes de esportes adotam o consumo de clara de ovos.

 

PUBLICIDADE

Segundo estudos recentes publicados na revista Molecular Nutrition and Food Reserach, o consumo diário de um ovo potencialmente melhora o perfil metabólico do sangue, acarretando uma diminuição do risco de diabetes tipo 2. O consumo de ovo também provoca uma sensação de saciedade com mais facilidade, o que ajuda as pessoas a evitarem o consumo desregrado de alimentos.

 

Vale ressaltar que se deve evitar consumi-los fritos e também com combinações de bacon e outros produtos industrializados. Por melhor que seja o alimento, o consumo deve ser orientado dentro de uma dieta equilibrada e direcionada para as necessidades específicas de cada pessoa. Antes, consulte o seu médico.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile