Ícone do site Tribuna de Minas

Benefícios do mergulho com cilindro

PUBLICIDADE

Mergulho com cilindro ou com scuba (Self Contained Underwater Breating Apparatus, em português significa dispositivo para respiração subaquática auto contido). Antes do scuba usava-se o escafandro, um traje ligado a um aparelho na superfície para fornecer ar. A invenção do scuba em 1943 por Jacques Yves Cousteau e Émile Gagnan tornou o mergulho autônomo, proporcionando respirar e locomover debaixo d’ água.

Os mergulhadores carregam a sua própria fonte de ar, que é o cilindro, podendo ficar mais tempo submersos.

PUBLICIDADE

Mergulhar é se aventurar no fundo do mar e praticamente qualquer pessoa pode fazer isso, desde que esteja em boas condições de saúde e não tenha problemas respiratórios mais sérios (como enfisema pulmonar), problema cardiovascular descompensado, que não esteja grávida, não tenha uma epilepsia ou que sofra de claustrofobia e síndrome do pânico.

PUBLICIDADE

Embora considerado um esporte radical, o mergulho é uma atividade segura, desde que siga as normas e critérios de segurança. Os benefícios são inúmeros, pois além de ser divertido é um excelente exercício. Diminui o estresse e a depressão; ajuda a relaxar o corpo e a mente, diminui o cortisol (hormônio do estresse), aumenta a endorfina (que causa a sensação de bem-estar); melhora o condicionamento respiratório (fortalece os pulmões), estimula o fortalecimento muscular, principalmente em membros inferiores, melhora a flexibilidade e o equilíbrio, estimula o sistema circulatório, diminui a pressão arterial, ajuda a queimar calorias (podendo queimar até 350 calorias por mergulho) , melhora o auto controle e a concentração, uma vez que o mergulhador precisa se manter focado durante todo o tempo de mergulho, pois qualquer deslize pode ser fatal.

O mergulho também favorece um contato próximo à vida marinha, proporcionando o privilégio de interagir com os animais em seu habit natural e observar, de perto, uma enorme variedade de peixes, corais e outras criaturas. Sem contar que estimula o desejo de viajar para conhecer lugares novos e de forma diferente, melhora a socialização e ajuda a fazer amigos. O mergulho é sempre em dupla, criando uma cumplicidade e contato com o seu par. É companheirismo e cooperação.

PUBLICIDADE

Existe um texto do Jacques Cousteau, que foi um dos mais famosos exploradores do século XX, considerado o pai do mergulho, que expressa bem isso: “quando vamos até o fundo do mar descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos, então levamos mais alguém, e essa pessoa chamada de dupla, passa a ser importante para nós, porque além de poder salvar a nossa vida, passa a compartilhar tudo o que vemos e sentimos. Isso faz de nós mais do que amigos, faz de nós mergulhadores.” Além disso, o mergulho favorece a exposição ao sol, ajudando na produção de vitamina D, provoca a sensação de paz, segurança e bem-estar, aproxima gerações, pois adolescentes interagem com pessoas mais idosas e une famílias”.

Sair da versão mobile