Apesar de terem alguns sintomas em comum, a rinite e a sinusite são diferentes inflamações, que podem ocorrer juntas ou isoladas. Do latim “sinus” significa seio, portanto, sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face.
Já a rinite é uma inflamação da mucosa do nariz. O clima frio e seco que estamos vivenciando esses dias irrita e desidrata a mucosa nasal causando inflamação. Isso aliado à poluição cria condições favoráveis para o desenvolvimento da sinusite no inverno.
As causas podem ser infecciosas (por vírus, bactérias ou fungos), problemas estruturais no nariz (desvio de septo, fratura, alergia a poeira, mofo, pelo e a cigarros).
Fatores de ricos
Grandes variações climáticas, ambientes frios, infecção dentária, trauma causado por uma diferença de pressão (por exemplo, viagem de avião ou mergulho profundo), ambientes poluídos, empoeirados ou com mofo e também a diminuição do sistema imunológico.)
Os principais sintomas são a produção de muco nasal espesso, congestão nasal (nariz entupido), coriza, espirros, tosse, dor na face, cefaleia, irritabilidade, diminuição do olfato, halitose (mau hálito) e até fadiga.
O diagnostico é feito por meio da história clínica e exame físico, e às vezes, endoscopia nasal, raio X de face ou até uma tomografia computadorizada e cultura da secreção nasal.
Tratamento
Antialérgicos, corticoides, antibióticos e por vezes , cirurgia.
Prevenção
Lavagem do nariz (com água e sal – um litro de água morna para uma colher de chá de sal ou com soro fisiológico), evitar o fumo, fazer atividade física regularmente, beber bastante água e a alimentação balanceada: evitar glúten, leite e derivados, alimentos processados, carboidratos refinados (açucares, doces, bolos, biscoitos, sorvetes, pizzas) e usar alimentos anti-inflamatórios, ricos em Ômega 3 (peixes, linhaça, chia, azeite de oliva);
Vitamina C (frutas cítricas, brócolis, alho – um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos que existe – rico também em vitamina B2,B3 B6, selênio, cálcio, ferro, fósforo, alicina);
Antocianinas (açaí, ameixa, amora, cereja, uva, morango, berinjela, batata roxa, repolho roxo, açafrão da terra ou cúrcuma longa e gengibre amarelo).
Importante destacar que o gengibre é um dos melhores anti-inflamatórios que existe, rico em vitamina A, C, E, do complexo B, fósforo e potássio.
Além disso, devemos lembrar que os casos de Covid-19 voltaram a crescer no Brasil e nós temos agora a chamada quarta onda, em que os principais sintomas são tosse, coriza, fadiga e letargia, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, febre e espirro. Então, apesar de haver um aumento da sinusite nesta época do ano, sempre vale a pena fazer o teste para destacar a possibilidade de Covid-19.