Estamos no verão, estação mais quente do ano, e é importante cuidar da alimentação nesse período para suportar o desgaste físico da maratona do carnaval, dançando e pulando. Come-se e bebe-se qualquer coisa. Temos alimentação irregular associada com elevado gasto energético e poucas horas de sono, o que vai causar diminuição da imunidade e desequilíbrio nas funções do organismo. Precisamos evitar que os momentos de festa e lazer terminem em eventos desagradáveis. O ideal é começar a cuidar da alimentação na semana que antecede o carnaval.
No calor ocorre um aumento da perda de líquidos e de minerais devido ao aumento da sudorese podendo causar náuseas, tonteiras, desmaios, cãibras e cansaço. A digestão fica mais lenta porque o estômago recebe menos energia, que é enviada pelo cérebro para outros órgãos para manter a temperatura corporal. Por isso, é preciso um cardápio especial. Manter hábitos alimentares saudáveis é a chave para garantir o bem-estar e a disposição no carnaval. Investir em alimentos de fácil digestão, dar preferência a alimentos mais leves e ricos em água (melancia e melão). Além das frutas, fazer uso de verduras, legumes e carnes magras, principalmente peixes. A carne vermelha deve ser evitada porque tem uma digestão mais lenta. Evitar ficar muito tempo sem comer, pular refeições e ingerir alimentos muito gordurosos. Vale lembrar dos cuidados que temos que ter com os alimentos vendidos nas ruas, ficar atento à conservação e à refrigeração, pois se não estiverem em temperatura adequada, pode favorecer o desenvolvimento de bactérias e causar intoxicação alimentar. O ideal é comer antes de sair de casa e se possível levar alguma coisa para beliscar durante a folia.
Aumentar a ingestão de líquido deve ser a principal preocupação nesse período, porque é fundamental manter o corpo hidratado. Abusar de água natural, limonada, água de coco, chá gelados. Tomar cuidado com os energéticos, porque contém estimulante, que diminui a sonolência provocada pelo álcool e ajuda a prolongar a folia. Dá uma falsa percepção de que está bem quando já está embriagado e camufla o sabor desagradável das bebidas alcoólicas. Geralmente contém cafeína, que aumenta a euforia e diminui a sensação de embriaguez (é um estimulante que aumenta o estado de alerta) e tem taurina (aminoácido que melhora o desempenho físico e mental). Mas como efeitos colaterais podem causar aumento da frequência cardíaca estimulando o ataque cardíaco, agitação, convulsão, aumento da pressão arterial, infarto agudo miocárdio, acidente vascular cerebral e até a morte. Temos que ter cuidado principalmente com os jovens, crianças, idosos, cardiopatas e pessoas que têm glaucoma. Evitar refrigerantes e sucos e engarrafados. Em relação às bebidas alcoólicas, não misturar fermentado com destilado e tentar, na medida do possível, não abusar, porque o álcool inibe o hormônio antidiurético e aumenta a diurese o que pode levar a desidratação e a ressaca.
E para evitar a veisalgia, intoxicação aguda pelo álcool (popularmente conhecida como ressaca) temos que beber devagar, não beber com estômago vazio e comer antes de beber, principalmente alimentos ricos em proteínas e carboidratos, que é para diminuir a velocidade de absorção do álcool. O ideal é dias antes ingerir alimentos ricos em gordura poli insaturadas (peixe e azeite). Enquanto estiver bebendo, beliscar alimentos com gorduras, como oleaginosas, nozes, azeitona, salmão, semente de abóbora, ovos de codorna e o tofú. E tomar água, antes, durante e depois (alternar cada dose de bebida com 500 ml de água).
Mas se a ressaca chegou, o mais importante é cuidar da hidratação. Tomar bastante água, água de coco, chás de ervas. Evitar alimentos pesados, ingerir alimentos mais leves de fácil digestão. Banho com água fria e repouso.
Outros cuidados que devemos ter no período de carnaval é em relação as roupas, que devem ser leves e confortáveis, temos que evitar roupas apertadas e de tecido sintético que não deixam o corpo respirar. Os calçados devem ser macios e confortáveis. Atenção também com as maquiagens que for usar no rosto e com os produtos e as tintas para o corpo. Se possível testar antes para garantir que não irão causar nenhuma alergia.
O descanso é fundamental para aproveitar bem a folia. Ficar sem dormir, além do cansaço e da fadiga, causa alteração do humor como irritabilidade. Nada substitui boas horas de sono. Outra dica também, é no final do banho deixar cair uma água bem fria nas pernas e na sequência deitar com as pernas para cima, por pelo menos por 10 minutos. Isso ajuda a melhorar o retorno venoso e evitar o inchaço (edema).
Todos os momentos são importantes e devemos valorizar e aproveitar cada um deles, sem perder o foco do que realmente queremos para nossa vida e para nossa saúde, então o ideal é não chutar o pau da barraca, cuidar da alimentação melhora a disposição, ajuda a curtir o carnaval e evita que a festa acabe antes da hora.