Quartos merecem atenção especial na arquitetura de interior. Pensando bem, não é o quarto o ambiente da casa que passamos a maior parte do tempo? É nele que ficamos mais à vontade e, consequentemente, deixamos mais marcado o nosso estilo. E, nada melhor do que depois de um dia de trabalho ou no fim de semana, quando o destino é o relaxamento, um lugar com atmosfera confortável para descansar, relaxar e se encontrar.
Para tanto, a proporção é fundamental para um projeto harmonioso. Escolhas acertadas no mobiliário vão promover isso, sobretudo, o tamanho da cama, que deve seguir esse conceito. Em ambientes pequenos é melhor optar por uma cama de casal menor a um modelo muito largo, que trará a sensação de aperto. A definição dos itens que irão compor o ambiente devem garantir áreas de circulação confortáveis.
Dar arremate à cama e resolver a parede mais importante do quarto reforça o estilo escolhido na decoração. Porém não abra mão de materiais de fácil manutenção e que produzam aconchego e harmonia visual. Painéis de madeira, estofados, tintas, papéis de parede, são algumas sugestões que fazem bonito nas cabeceiras. Somam-se a isso os criados, ora simétricos, ora sendo utilizados em conjunto com mesas de apoio, trazendo leveza para o local ao brincar com os formatos e tamanhos.
Eleja a iluminação indireta para reforçar o clima intimista. Esse efeito também é possível com luminárias de mesa com foco mais pontual, porém não há necessidade que sejam iguais, ao contrário, pois, assim, ainda reforçam a personalidade do lado de cada um. Se puder dar um upgrade, não deixe de considerar uma automação. Isso vale tanto para a luminotécnica quanto para o som, as cortinas e persianas, o home, ar condicionado….. tudo no toque dos dedos.
Optar pelas cores que trazem bem estar na hora do descanso é outro ponto interessante para quem quer renovar o quarto. Além das tonalidades neutras como os brancos, beges e cinzas, lançar mão de cores densas, como chumbo, uva, terracota ou mesmo o preto dão ideia de acolhimento e sofisticação contemporânea e ainda combinam com qualquer enxoval caprichado. Tons vibrantes são benvindos, mas devem ser usados com mais atenção se a intensão for relaxar.
Vista e revista as paredes e deixe o barulho do lado de fora: Cortinas, persianas e painéis de madeira junto com os tapetes, carpetes ou uma passadeira macia na lateral da cama, que trazem conforto aos pés ao acordar, são elementos que reforçam o aconchego e fazem a diferença na composição do projeto. Além disso, minimizam as reverberações vinda da rua e ajudam na acústica.
Depois disso tudo, desacelere e deleite-se!!!!
Curtiu as nossas dicas? Então dá um pulinho no nosso site clicando aqui e siga-nos no Instagram e Facebook.
Ouça nosso programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, na Rádio CBN Juiz de Fora, toda sexta, às 10 horas.