Instagram @aletheia_westermannarquitetos
Nada como um mergulho na piscina para aplacar o calor na estação mais quente do ano! A piscina valoriza o imóvel, dá um up sofisticado e moderno ao visual, pode proporcionar relaxamento, diversão e a prática de exercícios. E, acima de tudo, é um convite para o encontro da família e amigos nos dias mais quentes. Mas, na hora de decidir por uma, qual modelo optar?
De acordo com a área, orçamento e o tempo disponíveis, o profissional da arquitetura pode lhe ajudar a decidir entre a piscina de alvenaria, de fibra de vidro ou de vinil. Aqui, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
Alvenaria
Versáteis em tamanhos, formas e acabamentos, além de profundidades irregulares, as piscinas de alvenaria estrutural têm um custo superior aos demais tipos. E, para revesti-las, há uma grande variedade de materiais: desde os tradicionais azulejos, pastilhas e porcelanatos, até as pedras e rochas. Essas piscinas ainda têm uma vantagem: por conta da alta resistência, podem duram mais de 30 anos, e permitem receber uma série de detalhes, tais como: spas, cascatas, bordas infinitas e iluminações automatizadas.
Vinil e Fibra de vidro
Bastante procurado para a construção de piscinas, o vinil também permite criar formatos diferentes, em qualquer tamanho. Fácil e rápido de instalar, o vinil está disponível em diversas estampas e acabamentos e, se receber a devida manutenção, pode manter a cor por mais de 10 anos, visto que é sensível a excesso de cloro e a produtos químicos.
Com a mesma praticidade, as piscinas de fibra de vidro também oferecem uma variedade de modelos e formatos que já saem prontos da fábrica, porém, é preciso ter atenção na maneira que ocorrerá o transporte da peça até o local de instalação. Estas piscinas são rápidas de instalar e possuem custo bem menor, se comparadas às de concreto armado e de alvenaria estrutural.
Estilo
Os formatos das piscinas podem ser variados: raias, estreitas, orgânicas, com degraus e decks molhados, no entanto, o maior sonho de consumo dos projetos arquitetônicos de piscinas são as de bordas infinitas, principalmente, se estiverem alocadas próximas a matas nativas, em um visual panorâmico ou de frente para a imensidão do mar. Para agregar mais estilo às piscinas, os projetos podem contemplar decks de madeira, plantas, um belo mobiliário próprio para área externa e um bom projeto luminotécnico para valorizar – e muito – a estética das piscinas e trazer ainda mais charme à área de lazer depois que o sol se põe.
Segurança
Quem possui piscina em casa ou no sítio deve ter cuidados especiais para evitar acidentes, principalmente com crianças. No mercado, estão disponíveis equipamentos que aumentam a segurança em piscinas e podem ser integrados a qualquer projeto de arquitetura e especificados pelos engenheiros hidráulicos. Além disso, as capas de proteção que cobrem toda a superfície da piscina, escadas com degraus duplos que minimizam o risco de escorregões e drenos com maior vazão que evitam o aprisionamento do corpo e entrelaçamento dos cabelos são itens indispensáveis para prazerosos dias de verão.
Espaço gourmet
A piscina é companheira elegante do Espaço Gourmet, complementando o lugar de lazer e encontros. Em nossa coluna do dia 25 de novembro falamos sobre esta área, responsável pelo churrasco e outras iguarias, que você pode ler no nosso blog na Tribuna de Minas on-line. No mais, desejo que você tenha sempre motivos para reunir sua turma e se divertir em um local agradável, especialmente pensado para este fim.