Ícone do site Tribuna de Minas

Atitudes para ter uma casa realmente sustentável

PUBLICIDADE

Ser sustentável. Mostrar aos filhos que podemos construir sem destruir o Planeta precisa ir além do discurso e mostrar na prática o que é sustentabilidade. E não basta munir seu lar apenas com lixeiras para reciclagem. O projeto precisa estar focado na sustentabilidade desde sua concepção. O resultado não só trará economia nas contas de luz e água, mas também aproximará, no dia-a-dia, a família às práticas sustentáveis.

PUBLICIDADE

Entorno

PUBLICIDADE

Recomenda-se que a residência se conecte ao máximo com o entorno, o que inclui desde construção distante de áreas de preservação, para evitar qualquer impacto negativo; orientação da fachada – que deve garantir altos índices de ventilação e luz natural; além de priorizar a proximidade com os transportes públicos e lojas de conveniência – o que diminui a necessidade de usar carros.

Consumo de água

PUBLICIDADE

Use apenas o tanto de água necessária para seu conforto e bem estar. Além de métodos de reutilização de água da chuva, por exemplo, é recomendado que se use equipamentos que prezam pela eficiência, como as descargas com duplo acionamento, ou chuveiros que misturam água com ar – garantindo o conforto, mas reduzindo os litros de água usados na casa.

Consumo de energia

PUBLICIDADE

A importância de projetar a casa para que ela seja energeticamente eficiente é devido ao fato que o uso de energia é um dos que mais impactam a atmosfera e as mudanças climáticas, sendo responsável por cerca de 60% das emissões globais totais de gases do efeito estufa. Portanto, pensar em projetos que diminuem a necessidade de lâmpadas, painéis solares para substituir aquecedores e ventilação adequada que dispensam ar condicionado são premissas de uma casa verde.

Materiais

O uso de matérias primas certificadas, a qualidade da tinta e a emissão de gases de combustão são alguns exemplos de como utilizar materiais que deixarão sua casa em um ambiente ecologicamente amigável.

PUBLICIDADE

Jogar a responsabilidade para a próxima geração é, além de egoísmo, uma forma de fechar os olhos para um dos maiores problemas da contemporaneidade. Mude seus hábitos cotidianos em relação à água e energia, procurando observar onde e como reduzir o desperdício e principalmente evitá-lo.

Então, vamos nos adequar?

Siga-nos no Facebook e Instagram

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile