Originalmente criadas na França entre os séculos 17 e 18, as boiseries atravessaram os séculos, deixaram de lado a função de isolante térmico e trouxeram para os dias de hoje seu charme vintage. Além disso, sob a ótica dos profissionais contemporâneos, o recurso estético foi reinterpretado, ganhou novos materiais e passou a dividir espaço com elementos de outros estilos, criando ambientes ecléticos, mas sempre sofisticados.
Para quem ainda não reconheceu o termo, as boiseries são aquelas molduras delicadas que adornam as paredes, normalmente desenhando quadrados e retângulos, e que têm uma estética mais clássica. A princípio, elas eram de carpintaria, mas, atualmente, já foram substituídas por gesso, cimento ou até mesmo isopor.
Pegada clássica
Mesmo tendo uma estética clássica, é possível harmonizar estas “molduras de paredes” com tipos variados de decoração, devendo tomar especial cuidado para que o visual do ambiente não fique sobrecarregado. O importante é prevalecer a sofisticação e a beleza do local. Apesar de o estilo mais tradicional de boiserie ser uma moldura fina em formato quadrado ou retangular, nada impede de ousar e adicionar mais de um item, até mesmo utilizando-se de níveis diferentes, criando um efeito em alto relevo, mais fashion e contemporâneo.
Espírito contemporâneo
Atualmente, a boiserie está sendo incorporada pela decoração de forma mais limpa e elegante. O acabamento é capaz de transformar tanto os espaços sociais como os de intimidade. Podem ser usados para destacar outros objetos decorativos ou emoldurar composições com quadros decorativos, ou ainda atuar isoladamente, brilhando como único elemento na parede. Além disso, mesmo em ambientes minimalistas, com paredes brancas, o ambiente ganha um novo encanto ao receber as molduras dessa técnica.
Aplicação
Não é necessário ter uma parede muito grande para aplicar a técnica. Se a parede tiver tamanho reduzido, basta adaptar o tamanho das molduras da boiserie, apostando em dimensões menores. É possível aplicar as molduras quando o efeito desejado é buscar uma divisão, tanto na metade inferior ou superior das paredes, causando um efeito mais discreto, porém cheio de estilo no ambiente.
Boiserie passeia pela decoração em todos os estilos. Vai do estilo palaciano rebuscado até o contemporâneo com linhas retas. Qual o seu?