A construção da marca pessoal é constante e há pontos essenciais para potencializar a sua marca. O primeiro passo é o autoconhecimento, o que você tem de melhor e diferente pra se diferenciar no mercado? Defina seu projeto, qual seu nicho, o que você gosta de comunicar, conte a sua verdade, seja coerente com a sua marca e crie uma consistência de conteúdo. Para isso, repita suas falas, sua imagem e sua identidade visual.
Posicionar-se como marca é criar rótulos que as pessoas irão reconhecer em você. Sua imagem de marca é composta pela sua aparência, seu comportamento e pela maneira como você se comunica. Então faça boas escolhas, afinal você é o seu principal produto: a roupa que você escolheu hoje foi a melhor opção para a reputação da sua marca pessoal?
A sua marca pessoal deve ser tratada como uma empresa que precisa de gestão. O seu valor no mercado é a soma de como você quer ser visto, e seus talentos diferenciais é que vão torná-lo reconhecido como referência no seu setor. Você sabe como quer ser lembrado? Na avaliação da sua marca pessoal é importante saber como os outros enxergam a sua imagem de marca, e o mais importante é a sua reputação, ou seja, o resultado das experiências que as pessoas têm com você.
Há cinco leis do sucesso para sua marca pessoal: tenha paixão pelo que faz, faça algo que tenha valor no mercado, conte sempre a sua verdade, jamais subestime a sua audiência, concentre-se em ser o melhor e sempre se pergunte: qual o seu foco de marca? O que você pode fazer diferente e melhor hoje? O que as suas redes sociais dizem sobre você? O que você publica é muito importante para o seu posicionamento de marca. Tenha um olhar crítico sobre as suas redes e analise se elas estão falando bem de você, e se tiver algo destoando do seu propósito, apague! Sem dó! Sempre antes de postar, pense: é relevante? Vai somar para a minha imagem?
Seguindo a regra, há cinco “autos” que são muito importantes para o desenvolvimento pessoal: autoconhecimento, autoimagem, autoestima, autoaceitação e autoconfiança. Tenha um diálogo positivo com você mesmo e pense sobre o quanto você se gosta, se está sendo gentil consigo e esforce para se enxergar da melhor maneira possível, e de uma forma mais positiva, aceitando suas características! Confie em si, exercite o poder da presença: postura erguida, aperto de mão firme, segurança. Coloque foco nas suas qualidades, habilidades e, o que você faz bem, faça mais vezes .
Sua marca pessoal é o seu patrimônio, pensar estrategicamente em sua marca e sua carreia é cercar-se de informações para determinar a rota e os movimentos certos. Faça sempre uma autoanálise crítica antes de traçar estratégias para alcançar suas metas. Já traçou suas metas como marca pessoal ? Em curto prazo, cerca de dois meses, em médio prazo até um ano e em longo prazo daqui a três anos?
Outra questão importante: é impossível viver sozinho! Seu valor como marca depende dos outros, inclusive para estabelecer um parâmetro. Você precisa de outras marcas e as marcas precisam se você. Tenha uma malha de relacionamentos poderosa, pulsante e ativa. Faça sempre netwoking, procure multiplicar competências, habilidades e expertises.
Uma imagem pessoal bem cuidada reforça a ideia de profissionalismo, disciplina e sucesso. Faça um checklist sobre a sua imagem: você tem cuidado da sua aparência? Suas roupas favorecem o seu corpo, estão em boas condições e te deixam confiante? De 0 a 10 qual o nível de satisfação com o seu visual? Pense nisso!
Ilustração : DaniBrito