O escritor André Carvalhal, com vários livros sobre moda e comportamento, afirma que a cor do futuro é: “todas”. Segundo ele, a pluralidade é a realidade de presente e de futuro e ressalta que o importante é sermos singulares e não uniformes.
As cores são visualmente atrativas, transmitem mensagens e produzem sensações. Não há cor sem significado, e a impressão causada por cada cor é determinada pelo contexto. E tão importante quanto a cor definida são as cores que a cada vez a ela se combinam e alteram as sensações causadas.
A influência das cores na moda é fundamental, com elas são expressos os mais diversos sentimentos. E como conhecemos muito mais sentimentos do que cores, cada cor pode produzir vários efeitos, frequentemente contraditórios. O livro “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”, de Eva Heller, é um clássico sobre o assunto. O livro traz uma grande quantidade e variedade de informações, sendo uma ótima indicação de leitura para todas as pessoas que trabalham com as cores como ferramenta fundamental e também para quem se interessa pelo tema.
Para preparar o livro, foram consultados dois mil homens e mulheres com idades entre os 14 e 97 anos, na Alemanha. Todos conseguiram relacionar as cores com sentimentos e qualidades. O livro trata das 13 cores psicológicas.
A psicologia das cores
Azul (111 tons): a cor predileta. Cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante. A cor feminina e das virtudes intelectuais. Do azul real ao azul jeans.
Vermelho ( 105 tons): a cor de todas as paixões – do amor ao ódio. A cor dos reis e do comunismo. A cor da felicidade e do perigo.
Amarelo (115 tons): a cor mais contraditória. Otimismo e ciúme. A cor da recreação, do entendimento e da traição. O amarelo do ouro e o amarelo do enxofre.
Verde (100 tons): a cor da fertilidade, da esperança e da burguesia. O verde sagrado e o verde venenoso. A cor intermediária.
Preto ( 50 tons): a cor do poder, da violência e da morte. A cor predileta dos designers e dos jovens. Cor da negação e da elegância.
Branco (67 tons): a cor feminina da inocência. Cor do bem e dos espíritos. A cor mais importante dos pintores.
Laranja (45 tons): a cor da recreação e do budismo. Exótica e penetrante.
Violeta (41 tons): do púrpura do poder à cor da teologia, da magia, do feminismo e do movimento gay.
Rosa ( 50 tons): doce e delicado, chocante e “kitsch”.
Ouro ( 19 tons): dinheiro, sorte, luxo. Muito mais do que uma cor.
Prata (20 tons): a cor da velocidade, do dinheiro e da lua.
Marrom ( 95 tons): cor do aconchego, do pequeno burguês e da burrice.
Cinza (65 tons): a cor do tédio, do antiquado, da crueldade.
As cores prediletas
Azul: 45%
Verde: 15%
Vermelho: 12%
Preto: 10%
Amarelo: 6%
Violeta: 3%
Laranja: 3%
Branco: 2%
Rosa: 2%
Marrom: 1%
Ouro: 1%
Cores menos apreciadas
Marrom: 20%
Rosa: 17%
Cinza: 14%
Violeta: 10%
Laranja: 8%
Amarelo:7%
Preto: 7%
Verde: 7%
Vermelho: 4%
Ouro: 3%
Prata: 2%
Branco: 1%
Azul: 1%
As cores e os signos zodiacais*
Áries: vermelho
Touro: verde
Gêmeos: violeta
Câncer: prata e branco
Leão: ouro amarelo
Virgem: azul
Libra: verde
Escorpião: vermelho
Sagitário: azul
Capricórnio: preto
Aquário: preto
Peixes: violeta
*A ordenação das cores aos signos varia de astrólogo para astrólogo. A tabela se baseou nas atribuições mais frequentes.
Ficha técnica
Ilustração: DaniBrito @mercadodasalvacaostudio