Passar mais de 3 horas por dia em comportamentos sedentários piora a saúde mental de adolescente
O trabalho, realizado no Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College London, no Reino Unido, analisou informações de 3.675 adolescentes que integram o Millennium Cohort Study, projeto que acompanha crianças nascidas entre os anos 2000 e 2002 e mantém uma ampla base de dados.
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Foram analisados comportamentos sedentários de adolescentes aos 14 e 17 anos. Inicialmente, eles registraram suas atividades a cada dez minutos, classificadas em: atividades físicas, sono, tempo de tela para lazer, lazer sem tela e comportamento sedentário educacional.
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Aos 17 anos, os participantes responderam a um questionário baseado na escala de Kessler sobre sofrimento psicológico, relatando a frequência de sentimentos como nervosismo, desesperança e depressão nos últimos 30 dias. A análise das pontuações determinou a presença ou não de sofrimento psicológico.
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Os pesquisadores ajustaram diversas variáveis, como gênero, educação dos pais e atividade física, para analisar os dados. Eles descobriram que os adolescentes passavam em média quatro horas por dia em comportamentos sedentários educacionais e três horas em comportamentos sedentários com telas e sem telas. Aqueles que usavam telas por mais de 180 minutos diários apresentaram maior sofrimento psicológico aos 17 anos.
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Surpreendentemente, os meninos que liam por mais de três horas por dia também relataram mais sofrimento psicológico. A hipótese é que o excesso de leitura possa reduzir interações sociais ao vivo e ao ar livre, importantes para a saúde mental, ou que a leitura em dispositivos de tela contribua para piora do sono devido à luz azul.
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Com base nas descobertas, os pesquisadores sugerem as seguintes intervenções para minimizar os impactos psicológicos negativos:
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Estabeleça limites:Limite o tempo de tela de lazer a menos de três horas por dia.
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Foco no contexto: Incentive o uso de telas para atividades educacionais, não para lazer passivo.
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Atividades de equilíbrio: Promova atividades de lazer com interação social, evitando o isolamento digital.