Confira 5 hobbies para começar em Juiz de Fora ao longo de 2025
Começo de ano é sempre o momento certo para estabelecer metas e começar atividades. Iniciar novos hobbies pode ser uma ótima forma de dar o “start” em 2025 desenvolvendo uma habilidade diferente, recuperando uma paixão ou liberando toda aquela criatividade que ficou na infância. Há opções para quem quer aprimorar essas atividades sozinho, no tempo livre, ou para quem quer aproveitar o passatempo para também conhecer novas pessoas, e por isso prefere as atividades em conjunto.
Foto: Pexels
Seja como for, os hobbies são ótimos para criar novos sentidos para a vida e até para ajudar a ter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida social. Por isso, a Tribuna selecionou cinco atividades que podem ser feitas em Juiz de Fora.
Foto: Pexels
Na hora de escolher um hobby, é importante sempre ter em vista os objetivos pessoais e entender que esse tipo de atividade funciona ainda melhor sem pressão – afinal, é algo que busca gerar prazer e bem-estar para quem realiza. Um dos maiores benefícios de ter hobbies, inclusive, é o tempo de relaxamento e diversão reservado para isso, que gera também melhoria na saúde mental dos indivíduos.
Foto: Pexels
Aprender desenho, cerâmica ou artesanatoExpressões artísticas costumam fazer parte da vida de toda pessoa, mas em determinado momento podem ser deixadas de lado porque muita gente começa a achar que é boa o suficiente ou por dedicar seu tempo a outras atividades de caráter obrigatório.
Foto: Pexels
No entanto, a arte é uma ótima forma de criar uma conexão com o seu íntimo e de deixar esse lado lúdico fluir – seja qual for o formato. É possível, por exemplo, aprender mais sobre técnicas de desenho, de pintura a óleo e até de aquarela ou técnicas de colagem na sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, um espaço juiz-forano especializado nessas atividades.
Foto: Pexels
Para aprender cerâmica, por sua vez, há algumas opções interessantes na cidade. O ateliê Adriana Lopes costuma oferecer vagas de oficinas ao longo de todo o ano, e o Margem Cerâmica também traz oficinas pontuais divulgadas no Instagram. Outra opção interessante para desenvolver essas habilidades artísticas é o Linhas de Minas, que funciona em São José dos Lopes, a cerca de 80 km de Juiz de Fora, e tem atividades voltadas para o aprendizado de artesanato.
Foto: Pexels
Ler mais e participar de um clube de leituraEm 2024, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil apontou que 53% dos brasileiros não leram nenhum livro ao longo do ano. Uma boa forma de mudar isso é incluindo a leitura no dia a dia, seja de forma individual ou a partir de clubes de leitura, como os que a Tribuna já selecionou em lista, e que incluem leituras voltadas para temas de interesse dos participantes, como de literatura feita por mulheres ou que abordam relações LGBTQIA+.
Foto: Freepik
Mas para quem quer retomar esse hábito, é interessante descobrir qual estilo de livro a pessoa tem vontade de ler – se é romance, poesia, contos e histórias com mistérios, que falem sobre crimes, sobre a vida real ou até sobre relações familiares. Seja como for, uma boa dica é começar por histórias que envolvam desde o início e que possam servir como pontapé para outras leituras.
Foto: Pexels
Praticar corrida ou esportes na areiaA prática de corrida e de esportes de areia ganhou vários novos adeptos nos últimos anos. Esses esportes são bastante práticos, e não precisam de altos custos ou de um preparo físico elevado para começar – por isso, também podem ser uma opção de hobby interessante para quem quer começar 2025 priorizando a saúde e o condicionamento.
Foto: Divuçgação
O projeto “Corrida para todos”, por exemplo, oferece treinamento gratuito para os interessados. Também é possível, claro, calçar o tênis e ir para a praça mais próxima para começar a atividade.
Foto: Pexels
Já os esportes em areia são oferecidos em alguns lugares de Juiz de Fora, e buscam também trazer esse momento de lazer e divertimento para o esporte. A Arena Pratique e a Academia Dynamo são alguns dos que oferecem essas opções.
Foto: Pexels
Voluntariado ambientalO voluntariado ambiental é até mais que um hobby, porque envolve uma mudança no estilo de vida e um comprometimento com a natureza diferente das outras opções, que podem gerar um prazer mais claro para vida das pessoas.
Foto: Arquivo pessoal
No entanto, para quem se preocupa com o meio ambiente, essa é uma boa forma de sentir que está contribuindo para um restauro da natureza, além de ser uma oportunidade de estar em áreas verdes e conhecer novas pessoas. A Tribuna já narrou um dia no voluntariado ambiental do Santuário, que é uma das opções que vale a pena conhecer na região.
Foto: Pexels
Aprender uma nova línguaAprender uma nova língua pode ajudar a tirar uma viagem dos planos, a entender filmes e livros no idioma original ou a conhecer novas pessoas. Quando o aprendizado de línguas é feito por hobby, não há pressa para dominar totalmente o idioma, e a língua escolhida pode ser aquela que a pessoa tem vontade de aprender por motivos bem pessoais.
Foto: Pexels
Hoje em dia, essas aulas podem ser feitas na internet ou em escolas de idioma tradicionais, se adaptando ao dia a dia de cada um e aos seus objetivos.