Carros elétricos não costumam emocionar tanto quanto os modelos a combustão. Bem, isso até a Hyundai lançar o Ioniq 5 N
Foto: Divulgação
A versão extrema do crossover elétrico, que estreou em 2023, acaba de ser eleita o Melhor Esportivo do Ano no World Car Awards
Foto: Divulgação
O título considera, é claro, os 650 cv de potência máxima. Mas a experiência de acelerar o Ioniq 5 N nos faz repensar a transformação dos carros com a eletrificação
Foto: Divulgação
Ainda hoje, a envergadura de um esportivo é medida pelo número de cilindros do motor. Assim, as categorias se dividem entre modelos com motores V6 e V8, e, acima disso, já é território de supercarros, como os de Ferrari e Lamborghini
Foto: Divulgação
Mas a eletrificação não requer cilindros, e o Ioniq 5 N é prova disso. O esportivo da Hyundai tem dois motores elétricos, um em cada eixo, e entrega números expressivos
Foto: Divulgação
A potência alcança 609 cv, com pico de 650 cv no modo “N Grin Boost”, e o torque (instantâneo) é de 75,4 mkgf – e vai até 78,5 mkgf ao apertar um botão. Com esta força, são 3,4 segundos para arrancar de 0 a 100 km/h e 260 km/h de velocidade máxima
Foto: Divulgação
Mas vai além. O Ioniq 5 N reproduz com grande fidelidade a aceleração em um supercarro a gasolina, com ronco de motor, “vibração” e mudanças de marcha. Inclusive, há borboletas no volante para fazer as trocas manuais
Foto: Divulgação
Se vier ao Brasil, o Ioniq 5 N chegará em 2025 com preço entre R$ 420 mil e R$ 450 mil.