Idec lança campanha ‘Cadê meu crédito?’

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou a campanha on-line “Cadê meu crédito?”, para alertar consumidores a respeito de cobrança indevida em telefonia móvel de Serviço de Valor Adicionado (SVA), que afeta tanto clientes de planos pré-pagos quanto de pós-pagos e controle, como sumiço de créditos em celulares e cobranças não identificadas na […]

Por Tribuna

17/09/2017 às 06h30 - Atualizada 16/09/2017 às 18h05

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou a campanha on-line “Cadê meu crédito?”, para alertar consumidores a respeito de cobrança indevida em telefonia móvel de Serviço de Valor Adicionado (SVA), que afeta tanto clientes de planos pré-pagos quanto de pós-pagos e controle, como sumiço de créditos em celulares e cobranças não identificadas na conta.

O Idec aponta que um dos grandes problemas é a falta de uma norma que reconheça os SVAs como um serviço de telefonia e que permita à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regular essa indústria e punir operadoras que cometem irregularidades. Também destaca necessidade de maior conscientização das pessoas para ficarem mais atentas a esta manobra e buscarem o cancelamento.

Dados levantados pelo instituto mostram que operadoras como a Vivo, a Tim e a Oi ganharam, em 2016, R$ 8,8 bilhões com SVAs. Em contrapartida, a Anatel registrou cerca de 380 mil reclamações sobre cobranças abusivas de SVAs.

O conteúdo continua após o anúncio

Para denunciar casos, o Idec disponibilizou, em parceria com o Departamento Jurídico XI de Agosto da Universidade de São Paulo (USP), um formulário de coleta de informações no site www.cademeucredito.info. Ou, se preferir, a pessoa pode registrar queixa pelo e-mail [email protected] ou via WhatsApp no número (11) 93925-7452.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia