Professores e técnicos da UFJF e do IF Sudeste paralisam atividade

Serviços essenciais como o RU, a Reitoria, a Biblioteca Central e o transporte interno da UFJF não funcionarão

Por Rafaela Carvalho

13/09/2017 às 06h30

Docentes e técnicos-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal IF Sudeste paralisarão suas atividades na próxima quinta-feira (14) em adesão ao Dia Nacional de Paralisação e Lutas contra os ataques do Governo Temer. Serviços essenciais como o Restaurante Universitário (RU), a Reitoria, a Biblioteca Central e o transporte interno da UFJF não deverão funcionar. Haverá panfletagem nos campi das duas instituições a partir das 9h. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também vai participar da paralisação.
Conforme o diretor da Associação de Docentes do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes JF), Rubens Luiz Rodrigues, o movimento foi convocado para defender os serviços públicos contra as ameaças do presidente Michel Temer (PMDB). “O movimento é contra a contenção de verbas para universidades, o desmonte das carreiras e dos direitos dos trabalhadores da Educação. Queremos mostrar que a situação está ficando cada vez mais dramática e que as expectativas para o ano que vem, tanto na UFJF como no IF, são de paralisação total das atividades de ensino, pesquisa e extensão.”
Questionado sobre novas paralisações, o diretor não descartou a possibilidade de uma greve ainda neste ano, mas afirmou que, por enquanto, os sindicatos estão buscando organizar os segmentos para obter mais mobilização e alertar a população. Além da paralisação, uma mesa-redonda sobre os impactos das medidas do Governo sobre as instituições federais e a carreira docente foi realizada na UFJF nesta terça-feira (12), com a presença do reitor da instituição, Marcus David. Outro debate sobre o mesmo tema vai acontecer no IF Sudeste nesta quarta, às 17h.
O dia nacional de luta foi convocado pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Fasubra).

O conteúdo continua após o anúncio

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia