Settra divulga esquema de trânsito para o Pism

Provas serão aplicadas neste final de semana. Vias do Bairro São Pedro sofrerão mudança de sentidos

Por Tribuna

07/12/2017 às 11h40

Atualizada às 21h23

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) divulgou, nesta quinta-feira (7), o esquema de trânsito para quem vai fazer as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). No total, 21.866 estudantes devem participar da prova em Juiz de Fora, em 21 escolas e institutos de educação, além de diversas faculdades da UFJF. Com o objetivo de garantir a fluidez nas proximidades desses locais e no Campus da UFJF, os sentidos de algumas ruas foram alterados. Além disso, a pasta também disponibilizou horários extras de ônibus para atender a grande demanda.

Neste ano, concorrentes ao módulo III do vestibular foram alocados somente no Campus da UFJF. A universidade também recebe alguns concorrentes do módulo II. Os demais inscritos serão distribuídos em escolas de diversas regiões da cidade. Apesar da descentralização dos locais de prova, algumas regiões podem sofrer com retenções. Isso porque, somente no Centro, seis escolas vão receber alunos. Bairros próximos, como o São Mateus e o Granbery, também terão receberão candidatos, o que pode ocasionar problemas de fluidez no tráfego na região central e na Zona Sul.

Por conta disso, a Settra também vai alocar agentes de trânsito

para orientar motoristas. Conforme o supervisor de fiscalização da pasta, Eduardo Coletta, 18 deles devem atuar em cada um dos dias de prova. “Eles estarão em locais onde há mais fluxo de estudantes, como próximo ao Colégio João XXIII e ao IF Sudeste, no Bairro Fábrica. Além disso, eles também atuarão nas proximidades da UFJF e na Avenida Getúlio Vargas, com o intuito de orientar os estudantes a usarem o transporte coletivo urbano.”

A orientação é para que os candidatos deem preferência ao transporte coletivo, evitando comprometimento da fluidez do trânsito próximo aos locais de prova ou situações de atraso. No total, 22 veículos farão a linha Centro /Universidade a partir das 8h. A linha 755 (Zona Norte /UFJF) terá atendimento extra, com saída do Bairro Santa Lúcia às 10h30. Linhas que ligam o Centro a bairros próximos do campus também podem ser utilizadas pelos candidatos, mas eles devem estar atentos aos horários e trajetos desses veículos.

Alterações no trânsito e orientações

O conteúdo continua após o anúncio

Haverá também alterações em algumas vias próximas à UFJF. Entre 12h e 17h, a Rua José Lourenço Kelmer funcionará em mão única, no trecho entre o portão Norte da UFJF e o trevo do Bairro Jardim Casablanca, no sentido descrito. Na Rua Lauro Teles de Mesquita, haverá inversão do sentido de circulação. Os veículos que partirem do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck e ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer. As alterações valem para sábado e domingo.

Segundo Eduardo Coletta, todas as modificações têm como objetivo garantir tranquilidade no trânsito durante as provas. Por isso, a orientação para os motoristas que vão circular de carro neste fim de semana é evitar as proximidades da UFJF e das escolas que vão receber concorrentes, principalmente no horário de pico. “As pessoas que já sabem onde vai haver grande concentração de veículos devem buscar vias alternativas para chegar a seus destinos.”

Já para os candidatos que preferem ir de carro até o local da prova, a dica é sair de casa com antecedência, seguir a sinalização de trânsito e dos agentes e se informar sobre as alterações. Outro

Locais de prova

Cerca de 115 bolsistas da UFJF vão orientar os candidatos nas proximidades dos 42 locais de prova. Eles também estarão nos veículos das linhas 545 e 555, que ligarão o Centro à universidade, com o objetivo de orientar os concorrentes sobre em quais pontos desembarcar e como se deslocar no campus. Segundo informações da assessoria de comunicação da UFJF, eles estarão vestindo camisas com os dizeres: “Posso ajudar?”.

Também com o intuito de facilitar a localização dos concorrentes que não conhecem a universidade, a UFJF divulgou, em seu site, um mapa que divide o campus em dez setores de aplicação de provas. A imagem também inclui as faculdades de Educação Física e Desportos, Farmácia, Odontologia e Enfermagem, que receberão os participantes que necessitam de atendimento especial, e as faculdades de Medicina e Fisioterapia. Ambas são localizadas fora do campus, ao lado do Hospital Universitário (HU-CAS), na Av. Eugenio do Nascimento s/n, no Bairro Dom Bosco.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia