Campanhas de Natal 2017: saiba como ajudar

Instituições públicas, organizações não-governamentais, empresas privadas, grupos e cidadãos isolados se mobilizam para ajudar a quem precisa

Por Tribuna

13/11/2017 às 14h36 - Atualizada 17/11/2017 às 08h56

O final do ano aflora a solidariedade nos cidadãos, inclusive naqueles que não têm o costume de realizar ações voluntárias ao longo do ano. É uma oportunidade para colocar em dia o espírito solidário, conhecer instituições, empresas, grupos ou pessoas isoladas que buscam ajudar a quem precisa. E, quem sabe, até se juntar a uma causa social. A Tribuna reúne abaixo algumas campanhas natalinas em Juiz de Fora. Saiba como ajudar:

 

Instituto Padre João Emílio

A instituição está arrecadando brinquedos e materiais escolares novos ou em bom estado, que serão dados de presente às mais de cem crianças atendidas pela instituição de Juiz de Fora. A data prevista para presentear os pequenos é 15 de dezembro. Os interessados em ajudar podem deixar as doações no próprio instituto, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 3690, no Bairro Alto dos Passos (ao lado do Bahamas 24 horas) ou ainda na Academia TotalFitt (Rua Chácara, 110/301, Santa Luzia). A arrecadação dos presentes vai até o dia 14 do próximo mês. O Instituto Padre João Emílio oferece atendimento a 135 crianças, com idades entre 7 a 11 anos, em estado de vulnerabilidade social, criando oportunidades para transformação dos pequenos através de práticas educacionais, esportivas e culturais.

Mais informações:
(32) 3212-1216

 

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Bairro Francisco Bernardino, iniciou a campanha “Natal Solidário”, que pretende arrecadar brinquedos novos. O intuito é presentear cerca de quatro mil crianças de comunidades pertencentes à paróquia.
As doações podem ser entregues na recepção paroquial, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 20h, e aos sábados, de 13h às 18h. Os brinquedos também podem ser deixados nas comunidades da paróquia ou durante as celebrações semanais e dominicais.
No total, crianças de sete comunidades irão receber os presentes, que serão distribuídos no dia 17 de dezembro. O caminhão com os brinquedos passará na porta das comunidades fazendo a entrega. A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, 790, Francisco Bernardino.

Mais informações:
(32) 3221-5143

 

Faça um idoso ainda mais feliz

Foto: Olavo Prazeres
Foto: Olavo Prazeres

A 5ª edição da campanha “Neste Natal faça um idoso ainda mais feliz”, promovida pela Câmara Municipal, definiu o cronograma final de distribuição dos presentes aos 611 idosos que vivem em instituições de longa permanência no município. Os interessados em participar devem se dirigir ao Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), no saguão da Câmara, solicitar a listagem de presentes dos idosos, escolher um ou mais nomes, e entregar o presente até o dia 8 de dezembro no próprio CAC. As doações serão entregues no dia 12 de dezembro no Abrigo Santa Helena (9h), Lar dos Idosos Luiza de Marillac (14h), e Casa da Cidadania (16h). No dia 13 de dezembro é a vez do Hospital Ana Nery (9h), Casa de Repouso Madre Maria São Miguel (14h) e Casa São Camilo de Lelis (15h30). No dia 14, recebem os presentes os atendidos pela Fundação Espírita João de Freitas (14h).

Mais informações:
(32) 3313-4734/4941

 

Papai Noel dos Correios

Foto: Leonardo Costa

A ação, que acontece há 28 anos, tem o objetivo de estimular a solidariedade através da doação de presentes para crianças em situação de vulnerabilidade social. Alunos de mais de 60 creches, escolas estaduais e municipais, do maternal ao 5° ano, também enviam cartas para a campanha. As cartinhas podem ser adotadas até o dia 2 de dezembro, e os presentes enviados gratuitamente pelos Correios até 15 de dezembro. A estimativa é de que cerca de 11 mil cartinhas sejam apadrinhadas na cidade. No ano passado, mais de 75 mil foram cadastradas e 50 mil adotadas no Estado. Para esse ano, a expectativa é de que esse número chega a cem mil. Em Juiz de Fora, as cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis na agência da Rua Marechal Deodoro 470, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.

O conteúdo continua após o anúncio

Mais informações:
blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/

 

Visitas solidárias

Iniciativa criada em 2016 por amigos que realizam visitas ao Hospital Ana Nery. O projeto tem objetivo de conversar com os pacientes assistidos, tentando confortá-los dando amor, carinho e, principalmente, atenção. Mas o grupo também busca levar itens que os atendidos necessitam, como materiais de higiene pessoal, roupas, cobertores, meias, biscoitos, entre outros. Para a campanha de Natal 2017, o Visitas Solidárias busca doação especialmente de biscoitos, chocolate (bombom ou BIS), sabonetes, creme dental, caça-palavras e pilha AA. As visitas ao Hospital Ana Nery são realizadas todos os sábados, às 13h, partindo da praça do Bairro Grama, às 12h40, sentido ao Bairro Filgueiras.

Mais informações:
Leonardo Barbosa: (32) 98809-5366 (Oi/Whatsap) / 98420-0174 (Claro).
Facebook e Instagram

 

Comboio do Bem

Completando 17 anos, o Comboio do Bem é formado por voluntários, que, somando forças, apadrinham e distribuem cartinhas do Papai Noel para crianças de Juiz de Fora e região. Em 2017, serão 439 cartinhas, a serem entregues no dia 8 de dezembro. Apae JF, Escola Estadual Maria das Dores, Instituto Bruno e Instituto Vitória serão as instituições beneficiadas. Além de voluntários independentes, já mobilizados desde o mês de outubro, participarão da ação: Correios, Bombeiros, Exército, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Aeronáutica, Marinha, Guarda Municipal e Settra.

Mais informações:
Facebook ou pelo telefone (32) 99965-8095

 

Legião da Boa Vontade

A Legião da Boa Vontade (LBV) vai ajudar mais de 100 famílias de Juiz de Fora neste Natal. Para isso, a organização está buscando a doação de alimentos não perecíveis. Os materiais podem ser entregues até o dia 11 de dezembro, na loja Ri Happy do Shopping Jardim Norte. A LBV de Juiz de Fora atende a 100 crianças (projeto Criança: Futuro no Presente!) e 40 idosos (projeto Vida Plena), com atividades socioeducativas, lúdicas e esportivas, em que são oferecidos lanche e almoço todos os dias, além de material escolar e uniforme, no caso das crianças. Os assistidos são acompanhados diariamente por educadores, psicóloga e assistente social. A campanha “Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!” tem o objetivo de entregar 1 milhão de quilos de alimentos não perecíveis, em forma de cestas, e que serão entregues a milhares de famílias atendidas pela instituição ao longo do ano e também famílias beneficiadas por entidade parceiras. A ação acontecerá em todas as regiões brasileiras.

Mais informações:
(32) 3216-1406

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia