Eu ajudo na lata e você?

PUBLIEDITORIAL

Unimed Juiz de Fora participa de ação nacional que estima arrecadar 21 toneladas de anéis de alumínio neste ano

Por Assessoria Unimed

03/12/2017 às 07h00

 

Lacres que abrem possibilidades e caminhos. Anéis de alumínio que selam parcerias e compromissos duradouros. A simplicidade da campanha “Eu ajudo na lata” talvez seja um dos grandes trunfos para o sucesso da iniciativa que mobiliza cooperativas Unimed em todo o Brasil. Desde que foi lançada em 2013, a ação que concilia a reciclagem de material e a ajuda humanitária só faz crescer em números e benefícios, inclusive em Juiz de Fora.

Só no ano passado, foram arrecadadas 11,6 toneladas de lacres que resultaram na aquisição de 124 equipamentos de acessibilidade – entre cadeiras de rodas, muletas, andadores, camas hospitalares, dentre outros – doados a instituições que cuidam de crianças a idosos em várias partes do país.

Gerente de Desenvolvimento Humano, Eventos e Sustentabilidade da Unimed do Brasil, MaikeMohr explica que a ideia surgiu como resposta à demanda por ações de voluntariado dentro do Sistema Unimed. “As pessoas queriam contribuir com o bem-estar de outras mais necessitadas, mas sempre havia a barreira da falta de tempo ou de dinheiro. Agora não tem desculpa para deixar de participar”, diz em tom divertido.

Afinal, para contribuir basta juntar os anéis de alumínio das latinhas, não sendo necessário nem o consumo própriodas bebidas. Diversas cooperativas estão fazendo parceria com estabelecimentos comerciais que vendem o produto, como bares e restaurantes, e até mesmo por meio de gincanas escolares. Como os anéis são fáceis de serem estocados e ocupam pouco espaço, a adesão tem sido expressiva. Tanto que, para este ano, Maike estima que a arrecadação ultrapasse 21 toneladas.

Só em Juiz de Fora foram recolhidos 200 kg de lacres que se transformaram em três equipamentos de acessibilidade doados ao Abrigo Santa Helena

Só em Juiz de Fora foram recolhidos 200 kg de lacres que se transformaram em três equipamentos de acessibilidade doados ao Abrigo Santa Helena

Responsável pelo desenvolvimento da campanha na Unimed Juiz de Fora, a jornalista Cláudia Gentile Fonseca planeja engajar mais parceiros a partir de janeiro próximo, no segundo ano da iniciativa na cidade, para aumentar o número de entidades beneficiadas com os equipamentos de acessibilidade. Em junho, a cooperativa entregou ao Abrigo Santa Helenatrês itens comprados com a venda dos lacres. A ação envolveu colaboradores, médicos cooperados, clientes e comunidade em geral, em 2016, resultando na coleta de 200 kg de alumínio.

Para não tirar o ganha-pão de catadores de produtos para reciclagem, a Unimed do Brasil concebeu a campanha, considerando apenas a arrecadação dos lacres. “Eles são a parte mais leve da embalagem e, por isso, impactam pouco nos resultados de venda para os recicladores”, observa a gerente MaikeMohr. Cada cooperativa do Sistema Unimed tem autonomia para decidir como serão empregados os recursos obtidos com a venda e qual instituição receberá os equipamentos.

 

COMO AJUDAR NA LATA

Aproveite as festas de fim de ano e junte os lacres das latinhas de alumínio. Convide parentes e amigos a fazer o mesmo. Promova gincanas solidárias em seu grupo social, em seu trabalho. Confira os locais para a entrega das doações:

 

  • Loja da Unimed Juiz de Fora

Av. Barão do Rio Branco, 2.540 – Centro

 

  • Espaço Viver Bem

Av. Presidente Itamar Franco, 1.442 – Centro

 

  • Núcleo de Atendimento Unimed

Rua Fernando Lobo, 102/11º andar – Centro

 

  • Unidade Benfica

Rua Marília, 510/3º andar – Benfica Shopping

  • Unimed Pleno

Rua Francisco Brandi, 137 – São Mateus

 

Saiba mais em: http://www2.unimed.coop.br/nacional/br/euajudonalata/index.html

Desenvolvido por Grupo Emedia