Como as mudanças nos hábitos do consumidor moderno podem afetar as vendas da sua empresa

PUBLIEDITORIAL

O comportamento de compra do consumidor moderno mudou e as suas estratégias de venda também devem mudar. Saiba mais sobre essa transição e esteja pronto para encarar o mercado

Por Tribuna

27/08/2017 às 06h00 - Atualizada 25/08/2017 às 21h06

Os tempos mudaram. A tecnologia mudou. E hoje, mais do que nunca, o que também mudou foi o comportamento de compra do consumidor moderno. Certamente, você já se pegou pensando em procurar sobre um produto na internet para decidir comprá-lo. Esse novo impulso de pesquisa trazido pelo acesso a internet, mudou todo o caminho percorrido até adquirir um produto/serviço no mundo moderno e influenciou diretamente o seu processo de venda.  É preciso mais do que nunca entender essa mudança no comportamento de consumo para que você possa mudar o seu processo de vendas.

Atrair e encantar o consumidor é, sem dúvida, um dos principais objetivos e também o maior desafio de toda empresa. Portanto, tenha em mente que identificar os novos hábitos do consumidor moderno, pode ser o fator determinante para estar presente no momento da tomada de decisão de compra do consumidor que está cada vez mais imerso no universo digital.

 

Os tempos mudaram: entenda o comportamento do consumidor moderno

Segundo dados divulgados pela Zenith Media, em 2017, o mobile será responsável por 75% do tráfego da Internet por meio de smartphones. O que consequentemente, afeta diretamente os hábitos de consumo.

O consumidor moderno é imediatista e, muitas vezes, compra por impulso. Ter a ferramenta smartphone + internet em mãos tem abreviado o momento de compra. A distância entre querer, procurar, encontrar e comprar o produto ou serviço foi reduzida à facilidade de apenas alguns cliques. Nesse cenário, surge o conceito de ZMOT.

O ZMOT é uma nova etapa no modelo mental de decisão de compra do consumidor. O termo é a abreviação de Zero Moment of Truth. Em 2012, o Google notou que o comportamento do consumidor estava mudando e encomendou um estudo com mais de 5.000 consumidores. Esse estudo revelou que realmente houve uma importante mudança na jornada de decisão de compra do consumidor. O momento em que ele estava em frente ao produto, já não era o primeiro momento da verdade. Ao saber de um produto ou serviço, a primeira atitude dos consumidores é pesquisar na internet, muito antes de ir até o ponto de venda.

O ZMOT ocorre porque hoje os consumidores querem informações vindas de fontes confiáveis antes de decidir o que comprar. Essas informações são opiniões de outras pessoas em sites especializados, discussões em fóruns, postagens em redes sociais, vídeos com avaliação do produto e tantos outros meios disponíveis atualmente. Ao chegar no momento de efetivar a compra, o consumidor já está com boa parte da decisão tomada. É durante o ZMOT que ele escolhe quais produtos entrarão na lista de compras, o local onde irá comprar e onde ele recomendará o produto depois da experiência.

Essa mudança também muda a lógica do marketing, onde o consumidor era passivo e apenas recebia as mensagens das marcas. O consumidor está cada vez mais ativo e vai atrás das informações que quer, nos canais em que confia. Por isso é cada vez mais importante a sua empresa estar presente em diversos canais na internet e entender o que cada canal representa no processo de decisão de consumo dos usuários.

 

Identifique os momentos e esteja presente na hora certa!

O consumidor atual se comporta de maneira diferente com relação à compra, pesquisando produtos na Web antes de adquiri-los. Então, as estratégias de marketing também devem evoluir. Devido a essas mudanças, é de extrema importância estar presente com a estratégia correta em diferentes canais digitais para que você participe de todo o processo de definição de compra do cliente, antes dele chegar até o seu estabelecimento comercial.

Cabe às empresas tomarem atitudes para estarem presentes e dialogando com o consumidor durante todo o processo de compra. Desde o que já definimos como momento zero da verdade até a aquisição do produto/serviço ofertado.

 

Como estar presente no momento certo?

Achou difícil? Definitivamente não é uma tarefa fácil entender todo esse universo de estratégias digitais, mas você pode começar a entender um pouco mais sobre esse assunto participando da segunda edição do On Marketing, o maior seminário de marketing digital e vendas da Zona da Mata. O evento acontecerá no dia 21 de Setembro a partir das 14 horas no Premier Parc Hotel.

Quem organiza o evento é a agência de marketing digital Grupo Emedia, que há mais de 10 anos vem atuando com estratégias de marketing digital e vendas para empresas que querem fazer negócio pela internet.

Segundo o diretor da agência Diogo Garcia, as palestras foram selecionadas para trazer conteúdos que serão utilizados no dia a dia das empresas, com o objetivo de alavancar as vendas e melhorar a comunicação digital.

 

Conheça os palestrantes do On Marketing 2017:

Depois das palestras o evento contará com um happy hour com degustação de cervejas artesanais e petiscos liberados. Momento ideal para gerar networking, interação com os palestrantes e negócios entre os participantes.

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