5 sebos que você precisa conhecer em Juiz de Fora

Por Júlia Pessôa

25/08/2017 às 06h00 - Atualizada 25/08/2017 às 15h43

Em tempos de tecnologia digital, vira e mexa os apocalípticos tentam marcar a data da morte do livro impresso. Apesar de muitos leitores de fato trocarem o contato com o papel por sua versão em telas, seja nas de computador, tablets ou nos surpreendentemente confortáveis à leitura e-readers, os aficionados por livros garantem que nada substitui o prazer de virar páginas, de sentir o cheirinho de livro novo (ou velho), de usar marcador para determinar onde a leitura parou, entre muitos outros. Para leitores de carteirinha, deleite ainda maior é poder encontrar exemplares raros, emocionar-se com dedicatórias nas contracapas, viajar no tempo e ainda conseguir pechinchas em estabelecimentos que vendem livros usados. Se você se identificou, confira nossa lista com cinco sebos que você precisa conhecer – ou revisitar- em JF!

Academia do Livro

Foto: Divulgação

Vá com tempo. A Academia do Livro, além de sebo, é um antiquário. Então, além de garimpar em seu vasto acervo editorial, dá para se encantar (e comprar, claro!) com vinis, objetos de decoração, vitrolas, câmeras, pratarias, filmes, pôsteres e até móveis vintage. No sebo, é possível encontrar livros de todos os gêneros (inclusive didáticos) e também gibis, revistas e enciclopédias, além de obras raras. O local vende, compra e troca exemplares, Se você estiver atrás de um em especial, vale dar uma ligada para o simpático Waltinho, que certamente se esforçará em consegui-lo caso não o tenha.

Avenida Rio Branco 4617, Boa Vista
3015-2755

Banca do Vasco

Foto: Felipe Couri

A Banca do Vasco, além de ser talvez o sebo mais famoso da cidade, é um ponto de referência na memória espacial e afetiva do juiz-forano (quem é que nunca disse “na galeria da Banca do Vasco”?). Com mais de 50 anos de portas abertas e administrada pela mesma família, é um oásis para estudantes, colecionadores, leitores e curiosos. O rico acervo inclui livros, revistas, gibis e materiais diversos de pesquisa. Dona Ivone e sua filha Inahiá, que administram o negócio familiar, acumulam histórias tocantes de gente que se encantou com a nostalgia ou se encontrou com o passado nos exemplares do sebo. Como de praxe, o estabelecimento movimenta seu acervo por compra, venda e troca.

Av Barão do Rio Branco 2089 (Galeria Salzer) loja 4, Centro
3215-4421

Livraria Brasil

Foto: Divulgação

A Livraria Brasil faz parte, junto com a Banca do Vasco e a Flamingo, de um minicomplexo de sebos em pleno o Centro da cidade. Seu acervo é organizadíssimo e inclui publicações preparatórias para exames como o Enem e o Pism, além de romances, livros técnicos, didáticos, infantis, revistas e muitos outros. O estabelecimento também funciona há décadas, coleciona inúmeras histórias de leitores e o movimento cresce, normalmente, entre janeiro e fevereiro, período de compra de materiais escolares.

Av. Barão do Rio Branco 2067 (Galeria Carmelo Sirimarco), loja 29, Centro
3213-2042

O conteúdo continua após o anúncio

Livraria Flamingo

Situada em plena Rio Branco pertíssimo da Galeria Salzer, a Flamingo chama atenção por parte de suas bancas estarem na calçada, atraindo mesmo quem passa pelo Centro na correria. Com 33 anos de mercado, a livraria possui um acervo amplo não apenas de livros, revistas, gibis e impressos, mas também de CDs, DVDs e vinis. O estabelecimento é o sebo de Juiz de Fora com maior número de exemplares na Estante Virtual (www.estantevrtual.com.br), plataforma on-line de venda de livros, com 9.918 títulos, com preços a partir de R$ 3.

Av. Barão do Rio Branco 2069, Centro
3215-7069

Quarup Livraria Antiquária


Criada em 1993 pelo livreiro Cláudio Luiz da Silva, a Quarup é um tesouro na Rua Padre Café, em pleno São Mateus. São mais de 60 mil títulos entre livros, revistas e outras publicações. A loja também funciona como antiquário e possui esculturas, vinis e objetos decorativos em geral. O espaço costuma realizar pequenos eventos culturais, com música ou sarau de poesias, e se tornou ponto de referência para a o intercâmbio cultural entre os amantes de livros.

Rua Padre Café 484/2, São Mateus
3241-1385

 

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia