Sete hambúrgueres de responsa

Conheça diferentes lugares para saborear o mais popular dos lanches, do artesanal ao vegano, passando por rodízios e cortes nobres

Por Júlia Pessôa

22/09/2017 às 07h00 - Atualizada 21/09/2017 às 16h11

Ele pode até não ser unanimidade, mas o título de nobreza do hambúrguer entre os lanches é irrefutável. Juiz de Fora tem uma longa tradição hamburgueira a zelar, afinal quem nunca saiu da noitada e parou para um rango na rota do hambúrguer aberta pelo Mary Milk, no São Mateus, ou se encantou pelos artesanais do São Bartolomeu quando o gastrobar popularizou a tendência por aqui? Seria impossível sequer tentar fazer uma lista que abrangesse todas as delícias produzidas nas chapas da cidade, mas para facilitar o ofício dos desbravadores da iguaria, listamos sete lugares com exemplares que fazem jus à fama da cidade. Confira.

Bull and Beer

(Foto: divulgação)

Quem curte gastronomia e as novidades da área – ou simplesmente fica de olho nos juiz-foranos por aí – , certamente sabe que o chef Pablo Oazen, aqui da terrinha, está na segunda temporada do Masterchef Profissionais. O Bull and Beer é um dos estabelecimentos de Pablo, e o cardápio da casa, especializada em carnes nobres e sanduíches gourmet, é uma ótima pedida para conhecer o talento do cozinheiro de maneira informal. A carta de hambúrgueres é feita impreterivelmente com carne “de verdade”: bifes suculentos, carnudos e cheios de sabor. Do cheeseburger simples aos molhos especiais (como o barbecue de Jack Daniels), passando por criações especiais como o búrguer de salmão servido no bagel e outros sanduíches diferentões, a casa é um deleite para os caçadores de hambúrguer.

Rua Luiz de Camões 103, São Mateus
3217-6509

Bull Garage BBQ

(Foto: divulgação)

No Bull Garage BBQ, todas as carnes são preparadas na churrasqueira, agregando o sabor característico do processo às criações do menu enxuto, porém executado com maestria. Os bifes 100% artesanais de carne bovina vêm sempre suculentos e com fartura de queijo, nas opções autoexplicativas: Bacon Bullguer, Cheese Bullguer e Cheddar Everybody – os ingredientes variam de um pedido para outro. O Calamidade, criação do estabelecimento, merece destaque e é para os fortes: tem búrguer bovino de 150g, queijo derretido transbordando, bacon crocante, alface americana, cebola roxa, tomate e picles, tudo isso multiplicado por dois e servido no pão, resultando em um sanduba de quase 500g. Tem que estar com fome.

Rua Eng. José Carlos de Moraes Sarmento 411, Santa Catarina
3031-7774

Brasador

(Foto: divulgação)

Era de se esperar, realmente, que, sendo referência como casa de carnes em JF, o Brasador preparasse hambúrgueres incríveis caso os incluísse no cardápio. De fato, o menu traz opções variadas com carnes nobres como picanha e angus, além de um búrguer de salmão com notas de lemon pepper. Também tem sanduíches com que não são exatamente hambúrgueres, feitos com cortes selecionados como costela e filé mignon, além de opções de frango e o choripán, clássico argentino feito com linguiça. Com todo esse know-how carnívoro, o Veggie Burger é uma grata surpresa, preparado com um farto naco de queijo de minas empanado, alho-poró, nozes selecionadas, alface e o tomate seco artesanal do Brasador.

Rua Machado Sobrinho 146 , Alto dos Passos
3213-6230

Capitão Burguer

(Foto: divulgação)

O Capitão opera somente em delivery e é uma mão na roda para quando dá vontade de um lanche gourmet sem ter que enfrentar o mundo fora de casa. As opções são clássicas, mas cheias de bossa e trazem blends de fraldinha com bacon ou o blend suíno com acompanhamentos como gorgonzola, honeybacon, cheddar, queijo canastra, geleia de cebola e mix de cogumelos. Também tem um sanduíche vegetariano, em que o hambúrguer é feito com grão de bico, que dá uma textura superbacana como “bife”. O cardápio pode ser conferido na página do Facebook, facebook.com/capitaoburguerjf/menu/, e os pedidos podem ser feitos por telefone, WhatsApp ou pelos apps iFood e Robin Food. Todos os pedidos acompanham batatas chips e o molho especial da casa.

O conteúdo continua após o anúncio

3217-7575
99943- 7489

Gravino’s

(Foto: divulgação)

Eis o paraíso dos fãs de carteirinha de hambúrguer. No Gravino’s, pioneiro da iniciativa em JF, dá para experimentar vários hambúrgueres em sua versão petit servida no rodízio da casa (sim, rodízio de hambúrguer). Há mais de 20 opções de sabores, preparadas com bifes de frango, peixe, picanha, fraldinha e um blend (mistura de carnes) bovino, além de opções doces. Até o fim deste mês, o preço fixo estará pela bagatela de R$ 19,90, ou seja, experimentar sabores diversos, pelo preço em que se come um sanduba gourmet em outros estabelecimentos – ou menos.

Rua Luiz Fávero 276/2° andar, Bom Jardim
3211-3307

Spot

(Foto: divulgação)

O Spot ainda nem completou um ano de vida, mas já causou burburinho. A seleção criteriosa dos ingredientes certamente é um dos pontos fortes da casa: todos os sanduíches são feitos com pão de fermentação natural, muito mais saboroso, sem aditivos químicos e com texturas mais variadas. O cardápio tem opções variadíssimas, e todos os bifes de carne bovina são feitos com cortes de alta qualidade, como angus. Algumas criações, dentre as muitas, se destacam, como o Crunch, feito com 160g de carne angus, queijo tipo Catupiry, bacon e uma cebola crocante que dá alma ao sanduba. O veggie também não fica atrás, com hambúrguer de falafel, shimeji na manteiga e maionese verde servidos no pão de brioche.

Rua Dona Zely Lage 26, Alto dos Passos
3321-6751

Timboo

(Foto: divulgação)

Desde que abriu as portas, o Timboo sempre procurou oferecer um cardápio inclusivo. O menu de hambúrgueres e sanduíches foi todo elaborado com ingredientes frescos e pães feitos com as leveduras das cervejas da casa e assados por lá mesmo. Uma das primeiras receitas pensadas foi o Timboo de Bico, com bife de grão de bico empanado, pão artesanal, queijo gruyère, tomate confit, cebola caramelizada na cerveja e alface. Para os veganos, eles retiram o queijo e trocam o pão. Os carnívoros podem se deleitar em opções à base de carne bovina ou suína. O cardápio está sempre em transformação e sugere harmonização com as cervejas. Além da artesanal de fabricação própria, a casa tem sempre chopes de diversos produtores juiz-foranos em sua torneira.

Rua Dona Zely Lage 55, Passos
3025-2507

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia