JF Sabor começa nesta terça com mais de 30 opções

Na 17ª edição do evento, que vai até 12 de novembro, pratos devem ser preparados ou harmonizados com cerveja

Por Tribuna

03/10/2017 às 07h00 - Atualizada 04/10/2017 às 13h37

La Caprese traz costeleta de cordeiro ao perfume de hortelã, gnocchetti com vellutata de gorgonzola e balsâmico. (Foto: divulgação)

Dos apreciadores de cervejas, costuma-se dizer, tradicionalmente, que são “bons de copo”. No que depender do JF Sabor, os cervejeiros poderão ser bons também de garfo. Na 17ª edição do concurso, que vai de 3 de outubro a 12 de novembro, os participantes foram desafiados a preparar ou harmonizar os pratos com cervejas. Segundo a presidente da Abrasel, Carla Simone Pires da Silva “um evento com mais de 17 anos de tradição e sucesso como o JF Sabor já se consolidou na região e por isso busca inovar com um tema tão em alta na cidade para surpreender e oferecer cada vez mais experiências especiais a esse público juiz-forano que o prestigia em peso”.

Neste ano, o concurso terá 30 casas participantes e, no dia 4 de novembro (sábado), será realizado o tradicional Deguste, com miniporções dos pratos e sobremesas inscritos no festival a preços promocionais, a partir de 10h, no Shopping Jardim Norte. O evento terá as cinco categorias tradicionais: prato, sobremesa, pizza/massa, lanche/sanduíche, petisco, além da nova categoria: harmonização. Os estabelecimentos podem concorrer ou fazer parte do festival em mais de uma delas, mas nem todos os participantes entram como competidores, o que faz com que algumas subdivisões não tenham disputa. O resultado será estabelecido com base na soma dos pontos dados pelo júri especializado (que tem peso 3 na nota final) aos atribuídos pelo público (peso 1).

Brindando a criatividade

Costela bovina ao bafo, molho de cerveja e focaccia de malte, criação do Picanha, Pimenta e Pinga. (Foto: divulgação)

Apostando na carne de porco, o Studio B disputa, na categoria de pratos, com o “Carré Ary”, com um corte especial de carré com lombo suíno marinado em ervas finas e temperos especiais, servido com purê de moranga cremoso e molho de cerveja Dry Stout. Competindo com ele, o Brasador criou as “Oktober Ribs Brasador”, com suculenta costela de leitoa Duroc com osso grelhadas em fogo alto, regada ao molho de Heineken e acompanhada pela batata crocante da casa. O “Black Beer Filet”, da Sartoni Steakhouse, é duplo concorrente, como prato e harmonização. O prato é feito com 500g de escalopes de filé mignon ao molho black beer e Catupiry, arroz de tomate-seco e batatas prussianas, harmonizando com cerveja da casa, Sartoni American Larger.

O São Bartolomeu foge dos hambúrgueres e também compete com um principal, servindo cevada cremosa acompanhada por barriga de porco caramelizada, pincelada em redução de cerveja; farofa de miga, tomate assado e azeite de lúpulo. As duas unidades do Brauhaus, de São Mateus e do São Pedro, entram na briga pelo prêmio com o “Bierbraten”, lagarto marinado na cerveja, acompanhado de repolho roxo refogado com maçã e bolinho cozido de batata. Novata no concurso, a Cervejaria Escola Mirante apresenta o “Doppelbock de Alcatra Mirante”, alcatra cozida ao molho de DoppelBock servida com purezinho de baroa. As duas unidades da Churrasqueira concorrem com “Prime rib de leitão Duboc”, corte retirado do lombo do leitão com osso grelhado, servido com molho agridoce à base de cerveja witbier e acompanhado por espaguete de abobrinha. Sofisticado, o La Caprese disputa com sua criação “Umbria”, costeleta de cordeiro ao perfume de hortelã, gnocchetti com vellutata de gorgonzola e balsâmico.

Concorrendo exclusivamente como harmonização, a Boom Panquecas aposta na “Vó Dodora”, pernil suíno marinado na cerveja e desfiado, envolto em massa fina de panqueca coberta com molho agridoce de melado de cana, salpicado com farofa de malte defumado e bacon. Por cima, crispies crocantes de couve. Harmoniza com a cerveja própria, Boom Bier Premium. Na mesma categoria, o Dom Manuel competirá com a “Punheta de bacalhau com Antuérpia”, com bacalhau desfiado, cebola, azeitonas pretas, pimentão vermelho, azeite extra virgem, ovo e salsinha. É servido com massa “Crekes” (massa de pizza crocante regada com azeite extra virgem, manjericão e parmesão) e a sugestão de harmonização é com Antuérpia Red ou Pilsen.

Massas, lanches e doces

São Bartolomeu oferece cevada cremosa acompanhada por barriga de porco caramelizada, pincelada em redução de cerveja, farofa de miga, tomate assado e azeite de lúpulo. (Foto: divulgação)

Na categoria de pizzas e massas, o Babbo Giabba vem com a pizza Parma Gourmet, com massa crocante produzida com cerveja pilsen, molho de tomate da casa, mozarela, lâminas de presunto de parma e cubos de queijo gruyére. O Spoleto é um de seus concorrentes, com seu fusilli com tomate confitado ao molho pomodoro e burrata de búfala, cuja massa é feita com trigo grano duro, acompanhada de alho poró, pesto de azeitona, tomate cereja confitado e com o delicioso molho à base de polpa de tomate 100% italiano, finalizado com uma tentadora e autêntica burrata de búfala. O Mr. Tugas traz a pizza “Vilas Boas- a essência de Caxambu”, com a tradicional massa feita com cerveja da casa coberta com pesto de tomate seco, lascas de queijo meia-cura artesanal de Caxambu, lâminas de presunto de parma, folhas de manjericão, aromatizada com orégano.

Competindo entre os lanches, o Subway criou o “Sub à moda pizzaiolo”, preparado no pão de 9 grãos com aveia e mel, salame italiano, pepperoni, queijo suíço, cebola roxa, azeite, azeitona, orégano, cream cheese e molho de tomate. Já o Pluri Bistrô aposta em um sanduíche em uma vibe mais light, o low carb “Love burguer”, com hambúrguer de salmão com camarão de 180g, trigo sarraceno e temperos naturais, servido no pão folha crocante entre camadas de molho especial de abacate, cebolas roxas e rodelas de tomate.

O conteúdo continua após o anúncio

Nos petiscos, um dos participantes é o Salvaterra, com pastéis de tilápia com cream cheese. Disputa com ele também o Picanha, Pimenta e Pinga, com costela bovina e macia cozida lentamente ao bafo, molho de Cerveja Black IPA Mr. Tugas e Focaccia de malte. Sobremesa de cerveja? Temos também! A Bom Clima Sorvetes Artesanais concorre na categoria com “Flor de Ceres”, sorvete de cerveja stout acompanhado de creme de doce de leite e noz macadâmia, finalizado com crocante de malte torrado. A Sartoni também está nesta liga, disputando com seu “Stout brigadieir”, brigadeiro gourmet à base de cerveja Stout Arthorius, servido com morangos picados. Já a Rellicário traz uma torta de banana com caramelo de cerveja red ale Mr. Tugas, feita com massa amanteigada, recheada com brigadeiro de doce de leite e cerveja red ale, bananas fritas e caramelizadas com redução de red ale, amêndoas laminadas e merengue assado.

Eventos paralelos

Além do concurso, diversos restaurantes entraram no JF Sabor como parte do festival gastronômico, mas sem entrar na disputa pela premiação. O evento terá também, nesta edição, diversas oficinas de gastronomia no Shopping Jardim Norte, do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro, das 15h às 18h. A programação ainda não foi confirmada, mas inclui minicursos de sommelier, risoto, de culinária sem glúten, de plantas alimentícias não convencionais (Panc), pizza, confeitaria e diversas outras áreas.

Ao longo de todo evento, será realizado o Festival de Tilápias na Primavera, realizado nos restaurantes que integram o Polo Gastronômico do Rio do Peixe, na MG-353, nos arredores de Belmiro Braga. Além de pratos diversos preparados à base de tilápia, o evento paralelo oferece lindas paisagens a serem desfrutadas em piscinas, caminhadas, parques e atrações diversas para idades variadas.

 

 

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia