Fala Quem Sabe: Arquitetura moderna em Juiz de Fora

Por Cesar Romero

DSC00060

Fala Quem Sabe

Arquitetura moderna em Juiz de Fora

Imagine-se o impacto causado pela novidade do Edifício Sulacap – projeto do carioca Roberto Capello – inaugurado em 1939. Fachada de desenho geométrico e sem adornos: contraste extremado com outras construções da rua Halfeld que ostentavam detalhes decorativos de gosto passadista.
Nos anos 50, outros símbolos de modernidade. Na Halfeld, o Banco do Brasil ergue agência, desenho de Oscar Niemeyer – o preferido de Nonô Kubitscheck, o futuro “presidente bossa-nova” – ambos responsáveis pelas “loucuras” erguidas na Pampulha, em Belo Horizonte. Junto à avenida Rio Branco, o Clube Juiz de Fora inaugura arrojada sede, trabalho de Francisco Bolonha, enriquecido com painéis de Portinari e de Paulo Werneck. Na rua Marechal, conclui-se o edifício Getúlio Vargas (de Ulisses Burlamaqui), com pilares em V, telhado “borboleta”, brise-soleils e cobogós cerâmicos.

De família de arquitetos e construtores locais, atuam, no período, Hugo e Arthur Arcuri. Arthur faz requintadas residências, várias delas no Bom Pastor, bairro onde predominava o moderno; desenhou também o monumento do centenário da cidade com painel de Di Cavalcanti.
Márcio Augusto Schmidt Alves, juiz-forano, formou-se em São Paulo. Bastante ativo nos anos 60, foi responsável, dentre outros, pelos “três Marqueses”, o de Olinda, o de Abrantes e o de Valença.
Formado pela nossa Escola de Engenharia, Armando Favato projetou o Bradesco, o Mineiro da Produção, a torre helicoidal da TV Industrial e o Excelsior com seu cinema de teto de linhas curvas e iluminadas.

Eurípides Castro Leite Filho desenhou a residência de José Januário Salgado que, devido à sua forma, ficou conhecida como “casa sanfona”. A igreja melquita de São Jorge, de sua lavra, foi alcunhada de “disco voador”.

A rearborização da avenida Rio Branco – plano de Mello Reis nos anos 80 – coube ao paisagista Burle Marx. A lamentável descaracterização foi acontecendo ao longo das diversas administrações municipais posteriores.

(Antônio Carlos Duarte é diretor do Museu Mariano Procópio e leitor convidado)

Monte Sinai 3x25 121117 em RGB

Eles Acontecem

90 anos em grande estilo

Dona Aracy Monteiro Vianna comemorou seus 90 anos com uma bonita festa no Clube Bom Pastor. A aniversariante aproveitou o momento e realizou o sonho de subir ao palco para gravar o seu primeiro CD, acompanhada do grupo Lúdica Música. A noite, repleta de muito carinho dos familiares e amigos, foi prestigiada pela eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, que é prima de dona Aracy. Fotos: Eduardo Leão

2-ARACI-2 ARACI-14 ARACI-12 4-ARACI-4 5-ARACI-5 7-ARACI-7
<
>
Aracy Monteiro Vianna com a bisneta Júlia e os netos, Lucíla, Leonardo e Eduardo

 

EUROVILLE BMW 5x2275 121117 em RGB

 

JF Por Aí

Medalha da Marinha, no Rio: Duas personalidades de Juiz de Fora estavam entre os agraciados com a “Medalha Amigo da Marinha”, em cerimônia extraordinária, repleta de civismo e patriotismo, na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, no Rio. Na foto, o comandante do Batalhão Naval, capitão de mar e guerra Elson Luiz de Oliveira Góis - que é juiz-forano - está ladeado pelo homenageados, o reitor da UFJF Marcus David e o vereador Marlon Siqueira.
Medalha da Marinha, no Rio: Duas personalidades de Juiz de Fora estavam entre os agraciados com a “Medalha Amigo da Marinha”, em cerimônia extraordinária, repleta de civismo e patriotismo, na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, no Rio. Na foto, o comandante do Batalhão Naval, capitão de mar e guerra Elson Luiz de Oliveira Góis – que é juiz-forano – está ladeado pelo homenageados, o reitor da UFJF Marcus David e o vereador Marlon Siqueira.
Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também