Agendado para 11 de novembro, no Central, o grande show “Semente da terra”, de Milton Nascimento

Por Cesar Romero

 Bruna Quirino entre as irmãs Carol e Camila Braga em festa recente Foto: Wólmer Monteiro
Bruna Quirino entre as irmãs Carol e Camila Braga em festa recente Foto: Wólmer Monteiro

Almoço com os amigos
O escritor Luiz Ruffato foi recepcionado no final de semana com almoço, mesclando pratos das cozinha árabe e mineira, preparado por Silvânia Vicentini e Antônio Márcio Rezende. Regado a bons vinhos, o encontro reuniu Milena Gomes, Jorge Sanglard, Mazinho Rezende, Tadeu Costa, Angie Antunes, Fernando Fiorese, Rejaine Santos, Iacyr Anderson Freitas, Prisca Agustoni e Edimilson de Almeida Pereiras, com os filhos Iara e Antônio.

Autógrafos no Ceará
Depois do sucesso em Brasília, Belo Horizonte e Juiz de Fora, o professor José Dias Ibiapina autografa, hoje, em Sobral (CE) – sua terra natal – “A Literatura de Cordel, as histórias e invencionices do professor Ibiapina”. O livro, em prosa e verso, traça as memórias, as lembranças e as trajetórias da vida de familiares como seu pai, Antônio Félix Ibiapina, e de figuras populares. As ilustrações são de Marcus Pedro.

Ação solidária na UFJF
Quinta-feira agora, na Praça Cívica, o grupo de amigos da Casa São Camilo de Lélis promove manhã de tortas e pasteis.

Tome nota
Agendado para 11 de novembro, no palco do Central, o grande show “Semente da terra”, com Milton Nascimento.

Jovino Campos (Grupo Bahamas), Ronaldo Iabrudi (Grupo Pão de Açúcar) e Euler Fuad Nejm (Grupo Super Nosso) no almoço Conexão Empresarial, ontem, em Belo Horizonte
Jovino Campos (Grupo Bahamas), Ronaldo Iabrudi (Grupo Pão de Açúcar) e Euler Fuad Nejm (Grupo Super Nosso) no almoço Conexão Empresarial, ontem, em Belo Horizonte

Almoço de empresários em BH
“O investidor estrangeiro está muito mais confiante no Brasil. Não estamos atrás de ninguém em tecnologia. Estamos entre os dez países mais avançados do mundo”. As observações são do presidente do Grupo Pão de Açúcar, Ronaldo Iabrudi, evidenciando otimismo ao falar no almoço Conexão Empresarial, ontem, em Belo Horizonte. Para uma plateia de empresários, o executivo destacou que “o varejo cresceu 400% entre 2004 e 2014, uma década de ouro. Com a deflação dos últimos 12 meses, o setor de eletroeletrônico foi o que mais cresceu”. Iabrudi anunciou os planos de expansão do grupo e sua expectativa em torno da economia, embora seja cético em grandes mudanças. Falando pelo seu segmento, em três momentos, ele citou o empresário Jovino Campos, que fazia parte da mesa presidida pelo jornalista Paulo César Oliveira, anfitrião do evento.

Psicólogo formado pela PUC Minas, com doutorado em psicossociologia pela Universidade de Sorbonne, em Paris, Ronaldo Iabrudi comanda 130 mil colaboradores em duas mil lojas distribuídas em 23 estados mais o Distrito Federal. O faturamento anual do Pão de Açúcar chega a R$ 70 bilhões.

 

Ronaldo Iabrudi e Jovino Campos com o anfitrião Paulo Cesar de Oliveia e o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Matos
Ronaldo Iabrudi e Jovino Campos com o anfitrião Paulo Cesar de Oliveia e o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Matos

Polêmica médica
Na entrevista que concedeu a Roberto Cabrini, no “Conexão Repórter”, domingo no SBT, o médico juiz-forano Lair Ribeiro não poupou críticas à indústria farmacêutica “que, ultimamente, tem conseguido bloquear até trabalhos científicos que vão de encontro a seus interesses lucrativos”. Depois de responder que se formou na UFJF, em 1972 (quando perguntado se tinha CRM), Lair disse que “o remédio, muitos deles, é o grande problema da medicina. Se você ler a bula, você não toma, porque o remédio apenas abafa o sintoma, não cura”.

Dieta alternativa
Com passagem por Harvard e vários anos vivendo nos EUA, Lair Ribeiro foi incisivo: “aos 73 anos, estou pagando caro por estar fazendo algo pioneiro, que é a dieta cetogênica (alto consumo de gorduras e baixa ingestão de carboidratos) para tratamento de doenças, inclusive o câncer”. Autor de 38 livros, o médico e conferencista se irritou quando Cabrini perguntou qual a reação dele quando chamado de charlatão: “eu processo – retrucou – como já processei e ganhei todos na Justiça”.

Antenado
O produtor cultural Lelei Faini engrossa a lista daqueles que, com certa frequência, têm problemas com carros estacionados à frente de suas garagens. E o pior. Segundo ele, “se você pede pra tirar ainda fazem com cara feia… ou respondem com aquele ar de deboche: ‘foi só um minutinho para ir à padaria”! Talvez – conclui Lelei – por desconhecerem que “um minutinho atrapalha a vida das pessoas, um minutinho mata…”

Gesto altruísta
Graças à bela iniciativa do oftalmologista Marcelo Infante Vieira, a Associação dos Cegos – que está completando 78 anos – vai ampliar o atendimento a seus internos e às pessoas carentes da cidade e região. Pioneiro em cirurgias de estrabismo, ele doou seu completo gabinete à instituição, num gesto que emocionou os administradores Eduardo Colares e Heitor Pereira.

Carreira em alta
O engenheiro Ricardo Vasconcellos Soares está em San Antônio, no Texas, onde apresenta, hoje, sua tese de mestrado na Conferência e Exposição Técnica Anual, promovida pela SPE (Sociedade de Engenheiros de Petróleo).
Ricardo fala como representante da América Latina e do Caribe depois de conquistar o primeiro lugar na conferência realizada em Buenos Aires. A tese, aprovada pela Unicamp, tem como tema “Ajuste de histórico e análise de incertezas em modelos de simulação de reservatório.”

Dia da padroeira
Dentro das comemorações pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, dom Gil Moreira vai celebrar missa quinta-feira, às 16h no estacionamento do Shopping Jardim Norte e, em seguida, abençoa as águas do Rio Paraibuna. Depois tem procissão pela Avenida Brasil até à paróquia do Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Outubro Rosa
A Rellicário aderiu à campanha de prevenção do câncer de mama com o brigadeiro rosa. A expectativa é vender mil unidades em prol da Ascomcer.

Toque
“A gente não faz amigos, reconhece-os.”
Vinícius de Moraes

 José Carlos Passos e Ivanir Yazbeck ladeando Armando (Mamão) Aguiar e Marcinho Itaboray, autores da marchinha da Banda Daki para o carnaval 2018, no Bar da Fábrica Foto: Toninho Carvalho
José Carlos Passos e Ivanir Yazbeck ladeando Armando (Mamão) Aguiar e Marcinho Itaboray, autores da marchinha da Banda Daki para o carnaval 2018, no Bar da Fábrica Foto: Toninho Carvalho

Voo Livre

Estão aniversariando, o jornalista Jorge Júnior, Rafaella Mazzeo, Elmano Loures, Marisa Motta Kiffer, Tiza Machado, Loló Néves e Vânia Sampaio.

Fernando Luiz Baldioti será homenageado, hoje, na Câmara, com moção de aplauso.

Tem projeto do escritório Mascarenhas Arquitetos, o Empório Santo Alho que Nicoli Scarlatelli e Bernardo Martins montaram na Mister Moore.

Nesta semana, a Casa Design funciona de hoje a domingo, das 14h às 22h.

Em Milão, o cardiologista Gustavo Ramalho participa do Emerging Markets Interventional Cardiology Summit.

Juliana Scher conquistou o terceiro lugar no Triday Series, neste final de semana, na praia do Recreio, no Rio.

Os artistas Alceu Rodrigues e Yuri Schuery serão homenageados (‘post-mortem’) hoje, com mais de 40 óleos sobre tela pintados pelos assistidos do Departamento de Saúde Mental.

Os professores Fred Gonçalves, Jonathan Chiavegatto, Jorge Quintiliano, Felipe Henrique Silva Toledo, Talita Antunes, Matheus Caffini, Isabela Tiburcio e Carol Ramos Duarte foram destaque no último trimestre na Fibratech e VidAtiva.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Abrigo Santa Helena, pelo telefone 3235-1048.

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também