Helô Pinheiro e André Pavam na ‘big’ festa dos 90 anos de dona Aracy Monteiro Vianna

Por Cesar Romero

07/11/2017 às 07h30 - Atualizada 06/11/2017 às 20h00

Helô Pinheiro e André Pavam na 'big' festa dos 90 anos de dona Aracy Monteiro Vianna, no Clube Bom Pastor. A eterna Garota de Ipanema foi produzida pela competente equipe do 'coiffeur'
Helô Pinheiro e André Pavam na ‘big’ festa dos 90 anos de dona Aracy Monteiro Vianna, no Clube Bom Pastor. A eterna Garota de Ipanema foi produzida pela competente equipe do ‘coiffeur’

Nome de peso
O repórter fotográfico Gustavo Stephan confirmou presença no “JF Foto 17”. Sexta-feira, no Anfiteatro João Carriço, ele comanda a oficina “Da fotografia de reportagem para o livro”. Sábado, também no anfiteatro, o juiz-forano exibe vídeos e conversa sobre o Coletivo Goianá – fundado há um ano, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de Goianá e Rio Novo, com foco na Fazenda Fortaleza de Sant’Anna, que pertenceu às famílias de Mariano Procópio e de Cândido Tostes.
Pedro Amorim, Ronaldo Almeida e Michelle Guimarães, que fazem parte do coletivo, também estarão presentes.

Licitação adiada
Apesar das cinco empresas interessadas na exploração do Aeroporto da Serrinha, a Sedettur decidiu suspender a licitação, anteriormente marcada para hoje, no sentido de atender a todos os questionamentos. Segundo o secretário João Matos, “tudo para viabilizar a participação dos interessados”.

Escritora premiada
Cecy Barbosa Campos conquistou o primeiro lugar no concurso literário da Federação das Academias de Letras do Rio, com a crônica sobre Dorival Caymmi. Ela também foi premiada (modalidade ensaio) no concurso da Associação Brasileira de Médicos Escritores, que homenageou Carolina Maria de Jesus. Ainda no Rio, a acadêmica juiz-forana apresenta, de amanhã até sexta-feira, a palestra “Escrevivências de Conceição Evaristo”, atendendo a convite da Academia Pan-Americana de Letras e Artes.

Registro
Bicas está de luto com o falecimento do dentista Carlos Augusto Machado Veiga (79 anos), que era formado pela UFJF, na mesma turma de José Marcius Falabella e Maurício Ribeiro. Pesquisador, em 2013 ele lançou o livro “Um olhar para o passado”, com resgate histórico de sua terra natal. Irmão de José Maria Machado Veiga, Carlos Augusto deixa a viúva Maria Luiza e três filhos.

Onila e Luiz Cézar Falabella, Norama Mansur e o artista Francisco de Paula, na reabertura da CasaVinteum Foto: Taua Klonowski
Onila e Luiz Cézar Falabella, Norama Mansur e o artista Francisco de Paula, na reabertura da CasaVinteum Foto: Taua Klonowski

Estreia no rádio
A atriz Myria Martin vai levar seu programa “MulherMil”, apresentado no Youtube, para a Rádio Tupi – hoje a emissora de maior audiência do Rio, com 400 mil ouvintes por minuto. O programa de estreia é nesta terça, às 15h, e terá edições também na quinta e domingo, no mesmo horário.

A propósito
Quem está na torcida pelo sucesso da amada é o advogado Décio Freire.

Coisas do Botafogo
Pode parecer “xororô” de botafoguense, mas a derrota para o  tricolor levou um torcedor a uma conclusão nada animadora em relação à tabela do Brasileirão. Depois de estar vencendo até os minutos finais, o Botafogo perdeu três jogos, de virada, dentro do “Nilton Santos” (3 x 4 São Paulo, 2 x 3 Vitória e 1 x2 Fluminense), o que hoje representaria na soma de pontos a vice-liderança.

Mais um livro
Diretor do Museu Mariano Procópio, o arquiteto Antônio Carlos Duarte lança o livro “Arquitetura Moderna – Juiz de Fora”, dia 18, no saguão do Cine-Theatro Central.

Também na noite, a anfitriã Nina Mello, Marina Costa e Márcia Evaristo. Foto: Taua Klonowski
Também na noite, a anfitriã Nina Mello, Marina Costa e Márcia Evaristo. Foto: Taua Klonowski

Antenado
Observador detalhista da cena urbana, um leitor da coluna comentava que, ao contrário de anos anteriores, estudantes de outras cidades que vieram, domingo, fazer o Enem em Juiz de Fora não pediam informações sobre o endereço deste ou daquele colégio. Com a tecnologia e celular à mão, simplesmente fizeram uso de aplicativos para encontrar seus locais de prova.

Tema oportuno
Defensor na Assembleia dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o deputado Isauro Calais comemorou o tema da redação do Enem (“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”). Para o parlamentar, “é de extrema importância colocar esse tema em evidência na nossa sociedade, porque inserir não é apenas aceitar a matrícula do aluno surdo, mas garantir a ele as mesmas condições de aprendizado dos outros alunos da escola”.

O conteúdo continua após o anúncio

Lembranças de JF
Vale a pena conferir, na reprise desta terça, às 21h, o programa “Memória & Poder”, na TV Assembleia, que entrevistou o escritor Affonso Romano de Sant’ Anna, um dos maiores nomes da literatura brasileira. Affonso, que nasceu há 80 anos em Belo Horizonte mas passou a infância e juventude em Juiz de Fora, faz revelações interessantes. De família protestante, ele estudou no Granbery e, por pouco, não se tornou pastor de igreja: “o dia em que comuniquei aos meus pais que não ia ser mais pastor foi uma tempestade na sala de visita. Fui para um bosque e fiquei conversando com as árvores para achar o meu caminho. Quando voltei, era um outro homem”.

Toque
“Você deve ter mais sonhos do que memórias”
Wayne Calloway

Voo Livre

Aniversariando, Adriana Dutra Ferreira, Alacyr Beghini de Moraes, Anna Elisa Surerus, Alfredo Bechara, Clarice Delgado e Felipe Mussel.

Rafael Nogueira Fajardo inaugura, dia 16, no Spazio Design, a franquia da Mestre-Cervejeiro.com. Serão 200 rótulos, entre nacionais e importados, além de chopes em seis torneiras.

Logo mais, na Biblioteca Redentorista, os professores e poetas Edimilson de Almeida Pereira e Prisca Agustoni apresentam a palestra “Escrita, infância e natureza”.

No sétimo encontro do Ciência ao Bar, hoje, na Arteria, a professora Zélia Ludwig – pesquisadora da Unicamp e da USP – fala sobre os desafios e as conquistas da mulher brasileira na produção de conhecimentos científicos.

O ator Gustavo Mendes fechou parceria com o humorista Dedé Santana na terceira temporada do “Treme Treme”, que deverá ser exibido em abril, no Multishow.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Sociedade Beneficente Mão Amiga, pelo telefone 3061-0265.

Cesar Romero

Cesar Romero

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia