Dicas para mandar bem no Enem

O Enem está chegando e agora, mais do que nunca, é preciso se organizar e se preparar para mandar bem na prova. Confira algumas dicas que podem te ajudar no dia do exame!

Por Caderno Educação

31/10/2017 às 10h58

O período do Enem é uma época de grande estresse para os estudantes. São muitos detalhes para se preocupar além de apenas enfiar a cara nos livros até o último momento.

Que tal conferir algumas dicas, para manter a concentração e mandar bem no Enem? Foco, concentração e equilíbrio são essenciais para alcançar o sucesso. Para ajudar nesse período tão importante, listamos algumas dicas importantes para que o seu resultado seja o melhor possível.

  • Tenha foco

É preciso ter foco e estar dedicado a estudar, principalmente nas matérias que encontrar maior dificuldade. Mas não se mate de estudar. Para aumentar seu rendimentom a cada uma hora de estudo, faça pequenos intervalos de cinco minutos.

  • Organize seus estudos

Crie uma planilha e elenque prioridades. Deixe mais tempo para as matérias que você tem mais dificuldade. Escreva tudo em um papel, pois assim as informações ficam guardadas na cabeça mais facilmente.

  • Controle o tempo

Fique atento ao tempo que falta para o vestibular e o quanto desse tempo você poderá passar estudando. Use ferramentas para organizar suas tarefas, seja um caderno, um calendário ou um aplicativo de celular.

O conteúdo continua após o anúncio
  • Tenha um tempo para você

Não fique preso somente aos estudos. Escolha uma modalidade de esporte que goste, faça caminhadas ou corrida, pois, além de contribuir para a saúde, essas atividades auxiliam, também, na memorização. Tenha uma rotina equilibrada, com uma alimentação saudável e boas horas de sono. Cuide-se!

  • Prepara-se para estar bem no dia da prova

No dia anterior à prova, evite comidas gordurosas, pois, além de pesadas, a digestão desses alimentos é demorada. Procure consumir alimentos leves. No dia da prova, leve uma barra de chocolate que fornece energia uma barra de cereais ou bolachas que, também, são alimentos leves. Para manter a hidratação, água é imprescindível.

  • Mantenha sempre a calma

Manter a calma é o primeiro passo para a concentração nas questões! Durante a prova, procure ter pensamentos positivos. Lembre-se dos motivos da sua luta e desenvolva a confiança em si mesmo para driblar a ansiedade, nervosismo e outros sentimentos negativos que podem ser gerados neste período.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia