3 séries de TV para estudar Biologia

Você já pensou em enriquecer seus estudos por meio de recursos audiovisuais? Confira este conteúdo que preparamos para você.

Por Caderno Educação

25/08/2017 às 17h38

Estudar por meio de ferramentas audiovisuais ajudam, e muito, os estudantes a compreenderem melhor os assuntos considerados difíceis.




Conteúdos ligados à Biologia são alguns dos exemplos. Genética, doenças e outras temáticas dessa disciplina são bastante interessantes, porém, complexas na hora de estudar.

Por isso, é comum os jovens recorrerem a estratégias que repassam determinados temas de forma mais acessível e de fácil entendimento, como filmes, documentários e séries de TV.

Dentro desse contexto, o Caderno do Enem separou 3 séries que podem ajudar os alunos pré-universitários a entenderem melhor alguns temas ligados à Biologia.

Confira:

 

1- House

 

 

O doutor Gregory House (Hugh Laurie), personagem principal da série, é um médico especializado em desvendar casos que a própria medicina não consegue explicar.

A partir do trabalho da equipe médica chefiada pelo Dr. House, no Hospital Princeton-Plainsboro, os estudantes têm a chance de aprender um pouco mais sobre os acontecimentos que envolvem doenças degenerativas e autoimunes (como o Lúpus), parasitoses e outras mazelas.

 

 

 

2- Séries policiais: CSI e Bones

 

 

Talvez surja a pergunte: “O que essas séries têm a ver com Biologia, se elas tratam de temas policiais”?

O conteúdo continua após o anúncio

É que CSI e Bones têm como prática desvendar crimes, como assassinatos, através das técnicas ligadas às análises forenses de DNA.

Isso significa que, durante as cenas, são apresentados alguns elementos biológicos, como o DNA mitocondrial que, inclusive, já foi tema de uma das questões do Enem.

Entendeu?

 

 

3- Orphan Black

 

 

A série canadense de ficção científica lida com um dos temas mais comentados deste século XXI e que também foi questão de Enem: a clonagem humana, uma cópia geneticamente idêntica de um ser humano.

O programa de TV retrata a história de Sarah Manning, uma mulher que assume a identidade de outro clone, Elizabeth Childs, depois de testemunhar o suicídio da mesma.

A partir da saga de Manning, Orphan Black apresenta temas polêmicos como assuntos morais e éticos da clonagem e seus efeitos sobre questões de identidade pessoal.

 

 

Curtiu as dicas? Para não perder outras sugestões de estudos, basta acessar a Newsletter do Caderno do Enem e se cadastrar.

Você receberá todos os conteúdos que poderão enriquecer seus conhecimentos nessa reta final para o Enem.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia