Os 3 possíveis temas da redação do Enem 2017

Quer saber o que pode cair na prova de redação do principal processo seletivo para o ensino superior? Basta dar um clique e conferir a matéria.

Por Caderno Educação

22/08/2017 às 15h34

Não é exagero dizer que 50% dos pontos do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) são oriundos da redação.

Quem consegue uma nota alta nessa prova pode garantir, pelo menos, metade dos pontos de todo o Enem.

A porcentagem demonstra o quanto a avaliação dissertativo-argumentativa é importante para o exame, um dos principais processos seletivos do Brasil que possibilita o acesso de estudantes ao ensino superior.




Por esse motivo, os jovens se preocupam, cada vez mais, em aprimorar a produção de seus textos, com itens como:

 

  • – argumentos relevantes;
  • – coerência
  • – coesão
  • – gramática correta.

 

Eles entendem esses elementos garantem um alto desempenho em suas redações e, por consequência, uma pontuação consideravelmente elevada e suficiente para a aprovação.

 

 

Ao pensar nesse contexto, foram apresentar três temas que podem ser abordados no Enem 2017, a fim de auxiliar, ainda mais, o estudo desses jovens que estão a um passo de realizar o sonho de entrar em uma faculdade.

O conteúdo continua após o anúncio

Para isso, a mestre em Letras e professora de redação em Juiz de Fora, Elaine Pontes Miranda, foi convidada a apresentar as temáticas.

A princípio, serão citados os possíveis assuntos da avaliação. Logo após, a professora mostrará como devem ser desenvolvidos os textos, para que eles fiquem de acordo com que o Enem solicita na prova.

Ao seguir as orientações, o (a) estudante que prestará o exame neste ano poderá ser um(a) candidato(a) nota 1.000 na redação e, quem sabe, comemorar sua aprovação em uma universidade pública do país, através do Enem.

 

Assista ao vídeo:

 

 

Leia também: Os 3 erros mais cometidos nas redações do Enem.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia