Cartilha de Redação do Enem 2017 é divulgada pelo Inep

Material que descreve competências avaliadas pela redação do Enem é divulgado. Saiba como baixar e quais critérios serão utilizados nas correções.

Por Louise Vianello

17/10/2017 às 12h26 - Atualizada 20/10/2017 às 12h03

Material que descreve competências avaliadas pela redação do Enem é divulgado. Saiba como baixar e quais critérios serão utilizados nas correções.

A Cartilha do Participante para Redação no Enem 2017 já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Cartilha da Redação foi aprimorada para tornar mais transparente a metodologia de avaliação da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não haverá novidades na forma de correção da redação no Enem 2017. Também está mais evidente o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas.




A única mudança é a aplicação no primeiro dia de provas, 5 de novembro. O objetivo foi concentrar no mesmo dia a demanda cognitiva verbal e sociocultural do participante, uma vez que, no primeiro domingo, as áreas examinadas serão linguagens, redação e ciências humanas.

A Cartilha detalha todas as competências avaliadas e explica os critérios que serão utilizados nas correções dos textos. Além disso, traz oito redações que obtiveram pontuação máxima no Enem 2016, com comentários. O objetivo é apresentar exemplos positivos que contemplaram todos os critérios máximos de correção pelos diferentes corretores.

Baixe aqui a Cartilha para a Redação do Enem 2017

Novidades 2017:

Libras

A cartilha do Inep também foi divulgada na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, são 26 vídeos, com todo o conteúdo da cartilha tradicional, disponível no perfil do Inep no YouTube.

Neste ano, pela primeira vez o Enem poderá ser feito por meio de videoprova traduzida em Libras.

Clique aqui para acessar a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 em Libras.

O conteúdo continua após o anúncio

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção, respeitando os direitos humanos. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema.

O participante deverá defender uma tese, ou seja, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.

O texto produzido é avaliado por, pelo menos, dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de acordo com cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

(Agência Brasil/Reprodução)

 

Neste ano, a prova do Enem será realizada em dois domingos. A redação será no primeiro, no dia 5 de novembro, junto com as provas de linguagens, códigos e ciências humanas. No dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.

Faculdades parceiras

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Bolsas de estudo

Ficou mais fácil cursar o ensino superior, graças aos financiamentos estudantis que ofertam bolsas de estudo com mensalidades que cabem no seu bolso.

É o caso do Tô de Bolsa.

O programa oferece descontos de até 60% durante toda a graduação e sem a necessidade de renovação de contratos. Conheça e seja um dos beneficiários desta iniciativa.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia