Saiba tudo sobre as matérias do segundo dia de provas do Enem

Saiba tudo sobre as matérias do segundo dia de provas do Enem e garanta sua vaga na tão sonhada faculdade dos sonhos com as dicas do Caderno de Educação.

Por Louise Vianello

06/11/2017 às 17h37

Depois de 7 anos sem mudanças em seu formato, a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio sofreu alterações importantes. A principal está relacionada às datas de realização das provas. Saiba agora, tudo sobre o segundo dia de provas do Enem que contempla as disciplinas  Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.



Neste ano, após a realização de uma consulta pública sobre o Exame, com a participação de mais de 600 mil pessoas entre os meses de janeiro e fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determinou a realização do Enem durante a tarde de dois domingos consecutivos no mês de novembro: dias 5 e 12.

A primeira prova foi esse domingo (5).  No próximo dia 12, será aplicada a segunda prova com as disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – que compreende as matérias de física, química e biologia – e Matemática e suas Tecnologias, com o tempo de 4h30.

Pensando nisso, trouxemos pra você tudo que você precisa saber sobre essas provas e se preparar nessa reta final com o material desenvolvido pelo ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O material em questão foi desenvolvido pelo Ministério da Educação com a finalidade de ajudá-lo a se preparar para a avaliação necessária à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio denominada ENCCEJA, mas oferece um norte para o Enem, já que o Inep diz que base da prova é semelhante a do Exame Nacional do Ensino Médio.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

As competências e habilidades fundamentais desta área de conhecimento estão contidas em:

I. Compreender as ciências como construções humanas, relacionando o desenvolvimento científico ao longo da história com a transformação da sociedade.

II. Compreender o papel das ciências naturais e das tecnologias a elas associadas, nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social contemporâneo.

III. Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal.

IV. Associar alterações ambientais a processos produtivos e sociais, e instrumentos ou ações científico-tecnológicos à degradação e preservação do ambiente.

V. Compreender organismo humano e saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.

VI. Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos.

VII. Apropriar-se de conhecimentos da física para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.

VIII. Apropriar-se de conhecimentos da química para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.

IX. Apropriar-se de conhecimentos da biologia para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.

 

Baixe aqui o material!

O conteúdo continua após o anúncio

Ciências da Natureza e suas Tecnologias (download do livro em PDF)

Matemática e suas Tecnologias

Este exemplar contém as orientações necessárias para apoiar sua preparação para a prova de Matemática e suas Tecnologias. A prova é composta de 45 questões objetivas de múltipla escolha, valendo 100 pontos.

As competências e habilidades fundamentais desta área de conhecimento estão contidas em:

I. Compreender a Matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade.

II. Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.

III. Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

IV. Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade- e agir sobre ela.

V. Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

VI. Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

VII. Aplicar expressões analíticas para modelar e resolver problemas, envolvendo variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas.

VIII. Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

IX. Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas e cálculos de probabilidade, para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

Baixe aqui o material!

Matemática e suas Tecnologias (download do livro em PDF)

 

Mantenha o foco e boa sorte!

 

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia