Reta final para o Enem 2017: como manter o foco nos estudos

O que fazer para não desanimar e continuar com a atenção nos estudos, durante os dois meses que restam para o Enem 2017? Confira aqui.

Por Caderno Educação

04/09/2017 às 16h43

Faltam dois meses para a realização do principal processo seletivo que ingressa estudantes no ensino superior: o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem 2017 ).

Nessa época, é comum que a ansiedade, o nervosismo e o cansaço apareçam, o que pode dificultar o foco nos estudos e, por consequência, prejudicar a aprovação dos alunos no exame.




Para evitar que essas situações aconteçam e, ao mesmo, ajudar os jovens a manterem a atenção nos estudos, principalmente nessa reta final para as avaliações, o Caderno do Enem listou algumas práticas que os estudantes podem lançar mão, a fim de garantirem um bom desempenho no processo seletivo de 2017.

São atividades relacionadas ao controle emocional e à preparação física, como tomar muito líquido, ter uma boa noite de sono, praticar esportes, ter momentos de lazer, dentre outras ações, as quais permitem os alunos a seguirem com o foco nos estudos.

Para explicar melhor essas práticas, o Caderno do Enem convidou a orientadora pedagógica do Colégio Academia (localizado na cidade de Juiz de Fora), Ana Paula de Castro.

As dicas da profissional de como não perder o foco nos estudos nesta reta final do Enem 2017 são direcionadas tanto aos estudantes que não precisam de uma atenção especial, quanto aos jovens que apresentam o chamado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Confira no vídeo a seguir:

O conteúdo continua após o anúncio

 

 

Mais informações

Assim como este conteúdo, é possível ter acesso a diversas informações, como dicas de estudos e matérias relacionadas ao Enem 2017 e vestibulares, através da Newsletter do Caderno do Enem.

Todas os materiais disponíveis nessa ferramenta buscam enriquecer os conhecimentos dos estudantes, além de auxiliar melhor em suas caminhadas rumo ao ensino superior, por meio do Enem.

Basta acessar a página e se inscrever.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia