Saiba o que pode e o que não pode levar no Enem 2017

Saiba o que pode e o que não pode levar no dia da prova do Enem e evite contratempos no dia do exame!

Por Caderno Educação

03/11/2017 às 10h00

Domingo agora é o primeiro dia das provas do Enem 2017. Esse ano o Enem será constituído de uma prova de redação – com a produção de um texto dissertativo-argumentativo, a partir de uma problemática ligada à política, cultura ou sociedade – e quatro avaliações objetivas, compostas por 45 questões de múltipla escolha para Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.


Nesse domingo de novembro (5), os participantes do Enem farão as provas de Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação, com 5h30 de duração. Já no dia 12, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, com o tempo de 4h30.

Você já estudou durante todo o ano todo, agora é hora de colocar o conhecimento em prática. Programe-se para chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, para evitar imprevistos. Além disso é fundamental não esquecer de levar alguns itens para a prova e recordar aqueles que você deve deixar em casa.

O que levar na prova Enem 2017

• Caneta esferográfica preta de corpo transparente. 
É recomendável levar mais de uma, por precaução)• Cartão de confirmação nos dias de prova.Leve seu cartão de conformação, ele contém informações importantes e necessárias pra você.

• Documento de identidade original com foto. 
Passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista são considerados válidos para apresentação, segundo o edital do exame.

O conteúdo continua após o anúncio

• Lanche 
Os lanches durante a prova Enem 2017 são permitidos, porém apenas alimentos industrializados como bolacha, salgadinho e doces tem que estar com a embalagem lacrada e serão revistados na entrada da sala. Em caso de potes, é preciso que os mesmos sejam transparentes.#Dica: uma dica bem legar é não levar alimentos que faça muito barulho e que não tenha cheiro muito forte para que não atrapalhe o candidato. Lembre- se tome bastante água para se manter hidratado e focado durante a prova.

O que não pode levar na prova Enem 2017

Porta lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Lembre-se que todos os estabelecimentos que aplicarem as provas do Enem terão os portões abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário oficial de Brasília. Portanto, é fundamental que os candidatos compareçam aos locais das avaliações com antecedência para garantir a participação no exame. Caso o estudante chegue após às 13h, ele será automaticamente eliminado da prova. Essa regra vale para os dois domingos de aplicação. Além disso, para ter um bom desempenho no Enem 2017 é necessário manter a calma nesta reta final!

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia