Enem 2017: cartão de confirmação estará disponível no final de outubro

Candidatos poderão imprimir o documento a partir do dia 20 deste mês, através do site do exame. Cartão informa locais de aplicação, horários das provas, tipo de atendimento e opções de língua estrangeira

Por Caderno Educação

03/10/2017 às 15h52 - Atualizada 03/10/2017 às 15h52

Os estudantes que farão, neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem 2017 ) poderão imprimir seus cartões de confirmação de inscrição do Enem a partir do dia 20 de outubro.




O documento estará disponível no site do exame e informará aos candidatos os locais, horários das provas, além do tipo de atendimento (especializado ou específico) e escolha da língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para conseguir imprimir o cartão, é necessário que o (a) participante informe seu CPF e a senha que ele (a) cadastrou no momento da inscrição.

Vale lembrar que é importante levar o documento nos dias das avaliações como forma de orientar melhor os candidatos.

 

 

Datas e provas do Enem 2017

O Enem é constituído de uma prova de redação – com a produção de um texto dissertativo-argumentativo, a partir de uma problemática ligada à política, cultura ou sociedade – e quatro avaliações objetivas, compostas por 45 questões de múltipla escolha para cada uma das estruturas a seguir:

  • – Ciências Humanas e suas Tecnologias: engloba as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia;
  • – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: compreende as matérias de física, química e biologia;
  • – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: integra os estudos de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes e educação física;
  • – Matemática e suas Tecnologias: matemática.

No primeiro domingo de novembro (5), os participantes do Enem farão as provas de Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação, com 5h30 de duração.

Já no dia 12, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, com o tempo de 4h30.

 

 

 

Mais segurança

 

Para a edição de 2017 do Enem, o Ministério da Educação (MEC) promoverá um esquema de segurança mais rigoroso, com o intuito de evitar fraudes no exame.

O conteúdo continua após o anúncio

Os procedimentos que serão adotados são a utilização das provas personalizadas e os detectores de pontos eletrônicos.

Em relação às avaliações, os candidatos receberão os cadernos de questões identificados com nome e número de inscrição. Essas informações também passam a constar nos cartões de resposta dos candidatos.

Até o ano passado, os participantes recebiam os cartões de resposta separados e precisavam identificar a cor das provas.

 

Os cadernos de questões já estarão com os nomes e números de inscrição dos candidatos.

 

Quanto aos detectores, eles serão utilizados para identificar transmissões de radiofrequência, independente se são desconhecidas, ilegais, disruptivas ou de interferência.

Isso porque esse dispositivo é um receptor avançado de detecção de campo próximo, capaz de acusar a emissão de sinais em radiofrequência de wi-fi, bluetooth, celulares e em transmissões ilegais.

 

Pontos eletrônicos serão identificados com a ajuda de detectores capazes de acusar emissão de sinais em radiofrequência

 

Dessa forma, candidatos que estiverem usando pontos eletrônicos durante a prova serão acusados por esses detectores, sem a necessidade da ajuda de busca humana.

Além desses novos procedimentos de segurança, os detectores de metal serão usados nas avaliações, como de costume.

Confira aqui todas as informações sobre o Enem 2017.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia