Como estudar para a prova de Português do Enem

A prova de Português do Enem privilegia a interpretação de texto. Para ir bem, o mais importante é treinar a capacidade de ler um texto corretamente em diferentes linguagens. Confira algumas dicas!

Por Caderno Educação

01/11/2017 às 16h30

A prova de Português do Enem privilegia a interpretação de texto. Para ir bem, o mais importante é treinar a capacidade de ler um texto corretamente em diferentes linguagens.



As questões são elaboradas para cobrar um trabalho de raciocínio lógico, com alto grau de leitura e interpretação. O aluno precisa entender o que está sendo pedido e, com o conhecimento que ele tem e a capacidade de entender o texto, buscar as respostas. Em formato de teste múltipla escolha ou dissertativa, a dinâmica das provas é a mesma: o enunciado sempre vai exigir do aluno a capacidade de interpretar o que está sendo dito.

 

Mas como estudar?

Ao praticar com questões de provas anteriores, o aluno se habitua a interpretar os textos e ganha agilidade, pois adquire a capacidade de fazer uma leitura atenta e rápida. Com isso, também é possível perceber quanto tempo é necessário para entender uma questão e se adequar ao tempo de duração da prova.

O conteúdo continua após o anúncio

A variabilidade linguística é outro tópico que os estudantes devem prestar atenção. É preciso aprender a trabalhar com os diversos registros da língua (falada, escrita e visual) e com as variações regionais. O esperado em qualquer prova é que os alunos se deparem com diversos tipos de texto, até mesmo pinturas conhecidas ou histórias em quadrinhos. Questões com linguagem mista também podem aparecer, como, por exemplo, a apresentação de uma poesia combinada a um cartum.

E a gramática?

Nesse contexto, o conhecimento da gramática é fundamental. O aluno precisa conhecer a gramática inclusive para ler o texto e entender as conexões entre os termos de uma frase. Um dos exemplos é a regência, que estuda as relações entre os verbos e seus complementos, ou os substantivos e seus complementos.

Precisando de dicas para a redação? Como fazer uma redação para o Enem.

 

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia