Email Marketing: qual o tipo ideal para a minha estratégia?

Por Diogo Garcia

27/06/2017 às 16:40hs - Atualizada 28/06/2017 às 16:05hs

O email marketing é uma das principais ferramentas para marcas que buscam sucesso em suas ações no mercado digital. Através dele, é possível, por exemplo, melhorar o relacionamento com clientes e criar oportunidades de venda.

Mas por trás de todo essa efetividade, é preciso um planejamento bem definido, conhecimentos sobre quais formatos adotar, além de pesquisas sobre o conteúdo que as pessoas querem ver.

Ao usar uma ferramenta para disparar o email marketing, como MailChimp e RD Station, você conseguirá medir o desempenho de cada campanha criada, tendo acesso às taxas de abertura e de cliques, por exemplo. Além disso, ao enviar um email marketing, você estará criando ou cultivando oportunidades de venda com os seus clientes.

Mas é preciso bastante cuidado, caso você envie um email para alguém que não permitiu, ou seja, não forneceu a você um endereço de email, você será classificado como um spammer (pessoas que enviam spam), e estará perdendo tempo e dinheiro se relacionando e disparando conteúdo para uma audiência não qualificada.

Uma das principais dicas é nunca comprar listas de emails prontas. Se a pessoa não passou pelo processo de opt-in (processo de consentimento), não envie emails para ela. Apesar de baratos, os mailings comprados podem custar caro, pois reduzem as taxas de abertura dos seus emails e afetam negativamente as suas estatísticas em longo prazo.

Tipos de email marketing

Com tantas empresas demandando a atenção de seus clientes e possíveis futuros clientes, ser estratégico e assertivo na escolha do formato do email que irá usar é indispensável.

Confira a seguir os tipos de campanha mais adequados aos diferentes objetivos da sua empresa e da sua estratégia de marketing.

Newsletters

As newsletter são os chamados emails relacionais, emails que visam manter um relacionamento com a base de contatos. Esse é o tipo de email marketing mais comum. Nele, as empresas divulgam os seus conteúdos mais genéricos para toda a base de contatos. As newsletters atingem os leads em todos os estágios do processo de vendas, mas em momentos diferentes da jornada de compra. Com isso, pessoas que querem ser introduzidas aos assuntos ou se aprofundar serão atingidas por esse tipo de email.

Certamente é importante ficar atento a taxa de abertura e a taxa de cliques das campanhas, mas a informação de quem clicou em qual link é ainda mais importante. Isso porque essa informação vai te dar dados para segmentar ainda mais os seus mailings por áreas de interesse.

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Emails Promocionais

O email marketing promocional tem como objetivo promover um conteúdo especial produzido pela a sua empresa, um produto, serviço etc. Ao contrário das newsletters, os emails promocionais possuem apenas um foco e pretendem direcionar o leitor para um lugar específico para realizar uma ação previamente definida por quem elaborou o email.

O email promocional também tem o poder de fazer com que a pessoa avance mais no funil de vendas, caso ela esteja estagnada em alguma fase e não engaje com os seus conteúdos.

O sucesso desse tipo de email depende de um fator muito importante: a segmentação. Ao segmentar os seus contatos, você produzirá conteúdos menos genéricos e mais assertivos, oferecendo para cada grupo o que mais lhe interessa.

Ao observar o modo como as pessoas interagem com a sua newsletter, é possível tirar os dados necessários para categorizar a sua base de contatos em grupos e eliminar aqueles contatos que não interagiram e que parecem não ter interesse no que a sua empresa oferece para o mercado.

Emails Transacionais

O email transacional tem como objetivo realizar uma conversão secundária e criar uma aproximação com o lead. Aquele tipo de email que você recebe ao finalizar uma compra, ilustra bem esse email. Depois de disparar esse email, você pode passar a enviar newsletters e até emails promocionais para essas pessoas, a fim de transformar esses leads em clientes e evangelizadores da sua marca.

O envio periódico de emails úteis, pode atrair tráfego para o seu site, reforçar bons relacionamentos com a sua base de contatos, além de converter oportunidades em vendas. Para saber mais sobre tráfego, leia o post “Saiba como atrair tráfego para seu negócio”.

Quer saber mais sobre email marketing e entender o porquê dessa ferramenta ser importantíssima para alavancar as suas vendas? Baixe o e-book “Porque o email é uma das melhores ferramentas de vendas da internet”.

Se ficou com alguma dúvida, você pode enviar um email para [email protected] que conversamos melhor Até o próximo post!

Diogo Garcia

Diogo Garcia

Sou empreendedor digital desde 2008, a frente de empresas como o portal de conteúdo educacional Ecaderno.com, a agência de marketing digital Grupo Emídia e o site de bolsas de estudo To de Bolsa. Um incansável estudioso das estratégias de marketing digital e vendas online e que acredita que este é o caminho para as empresas prosperarem. O digital não é o futuro, é o presente !

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