Dicas de SEO para ser encontrado no Google

Por Diogo Garcia

27/06/2017 às 18:00hs - Atualizada 28/06/2017 às 15:56hs

Os sites de pesquisa, os chamados motores de busca, são importantes fontes de informação na era da tecnologia. Devido a isso, estar no Google é essencial para quem deseja estar extrair o melhor do potencial comercial que a rede tem a oferecer.

O Google leva muitas variáveis em consideração para ranquear os sites e conteúdos. São, aproximadamente, duzentos fatores que definem a relevância ou não do seu site, sendo alguns desses aspectos conhecidos e outros secretos. É através do SEO que você poderá fazer com que o seu site seja encontrado com mais facilidade dentre os milhões de sites da rede quando procurados nos motores de busca.

Mas o que é SEO?

O Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site na página de resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

O SEO é uma das categorias do Search Engine Marketing (SEM), estratégia de Marketing Digital que pretende promover um site de duas maneiras: otimizando os sites/blogs (SEO) para serem melhor ranqueados nas páginas de resultados (SERPs) e com os links pagos, como o Google AdWords.

Diferenças entre o SEO on page e o SEO off page

O SEO on page é o conjunto de estratégias que vão contribuir para que o Google te encontre e posicione bem a sua página nas SERPs.

A parte do SEO on page é responsável pela otimização interna das páginas, incluindo título, subtítulo, meta description, palavras-chave e URLs.

Título e subtítulo

Os títulos e subtítulos, devem conter palavras-chave, e criar uma hierarquia de conteúdo tendo sembre bem definidos h1, h2, h3. Sendo o título o h1 e os subtítulos h2, h3 e etc.

Palavra-chave

Se o seu negócio é vender apenas camisas de alfaiataria para empresários e empresárias, por exemplo, você não pode usar palavras-chave genéricas e abrangentes, como a palavra camisa. Caso faça isso, irá atrair todos os tipos de pessoas que estarão interessadas em diversos tipos de camisas. Ao ser mais específico – usando as chamadas long tail keywords – você captará pessoas alinhadas com o seu negócio, gerando uma boa experiência para o usuário que encontrará exatamente o que está procurando.

Meta description

A meta description é o mini-texto que o Google, normalmente, usa quando uma das suas páginas aparece na exibição dos resultados de uma pesquisa. A meta description não influencia diretamente no ranqueamento das suas páginas no Google, mas influencia na taxa de cliques, o que vai contribuir com um melhor posicionamento ao médio prazo.

URL

As URLs que são criadas automaticamente pelo seu site, também devem ser alteradas e otimizadas. Elas  devem ser diretas, conter o assunto da página e serem amigáveis.

O conteúdo continua após o anúncio

O SEO off page é o trabalho de otimização externa da sua página, que vai fazer com que mais pessoas conheçam o seu site, por meio de guestposts, interação online com outras empresas do mesmo ramo de atuação e repost do seu conteúdo nas mídias sociais.

Um bom exemplo de SEO off page é a divulgação de um infográfico sobre o marketing de conteúdo em outras mídias sociais. Esse tipo de conteúdo informativo e visual pode gerar muitos compartilhamentos e links para o seu site.

Ações de otimização fora da página

Page Rank

Um dos fatores utilizados pelo Google chama-se Page Rank. Esse modelo de classificar as páginas tem como princípio fundamental a natureza democrática da internet. Nessa democracia, as avaliações são feitas por meio dos links, ou seja, se uma página A carrega consigo um link para a página B, o Google interpreta aquilo como um voto de A para B.

A nota pode variar de 0 a 10, observando a qualidade da página, a quantidade e o contexto de links que ela recebe. Internamente, esse valor é dividido em casas decimais, para que a avaliação seja mais precisa. Além disso, o valor é dado em uma escala logarítmica, ou seja, a distância entre 1 e 2 é muito menor do que a distância entre a nota 3 e a nota 4.

Link Building

Conseguir links para o seu site é uma boa estratégia para o Google avaliar e ranquear melhor a sua página. No entanto, é preciso ser bem estratégico, já que não adianta ter uma página com vários links que levam para um conteúdo de baixa qualidade e que não responda as perguntas do usuário. Segundo o algoritmo, a linkagem tem mais peso quando feita entre páginas que tratam do mesmo assunto. Por isso, é importante ter em mente que a qualidade é muito mais importante que a quantidade.

Domínio

Se pesquisarmos pelo termo “enem 2017”, por exemplo, o algoritmo identifica e ranqueia em primeiro lugar o site do Inep, que é o site oficial da prova. Sites com endereço “.gov” também ganham esse mesmo peso. Os sites de notícias muito acessados também agregam um peso diferenciado, ainda mais se você tem um link deles para sua página.

Não tente enganar o Google

Assim como existem as dicas para melhorar o ranqueamento, existe também um manual de condutas não aceitáveis pelo Google. Tentar enganar o algoritmo é conduta passível de punições, que podem ir desde o rebaixamento da página no ranking de pesquisas até a exclusão do buscador.

Portanto, para ter uma página de sucesso e que seja bem posicionada nos motores de busca, é importante que você invista muito nas ações de otimização interna e externa da página, não esquecendo de levar em conta a experiência do usuário.

Ficou com alguma dúvida? Envie um email para [email protected] que conversamos melhor. Até o próximo post!

Diogo Garcia

Diogo Garcia

Sou empreendedor digital desde 2008, a frente de empresas como o portal de conteúdo educacional Ecaderno.com, a agência de marketing digital Grupo Emídia e o site de bolsas de estudo To de Bolsa. Um incansável estudioso das estratégias de marketing digital e vendas online e que acredita que este é o caminho para as empresas prosperarem. O digital não é o futuro, é o presente !

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia