Saiba como o comportamento do consumidor moderno influencia suas vendas

O comportamento do consumidor moderno vem sendo alterado e é preciso entendê-lo para traçar uma boa estratégia de Inbound Marketing. Saiba mais.

Por Diogo Garcia

18/08/2017 às 17:22hs - Atualizada 18/08/2017 às 17:22hs

O comportamento do consumidor moderno vem sendo alterado de acordo com diferentes fatores capazes de influenciar suas tomadas de decisão. Eles se tornaram o foco das empresas e organizações e é preciso saber como trabalhar as formas com que analisam os produtos/serviços a serem adquiridos.

A individualização mostra a real necessidade de trabalharmos com personas cada vez mais próximas da realidade do público-alvo que se deseja atingir e, através de análises minuciosas de comportamento, é possível manter a proximidade com tantos desejos e expectativas gerados.

Além de características bem distintas e marcantes que cada um carrega, o boom da internet transformou até mesmo a forma de adquirir informação. A necessidade de ideias rápidas e eficientes, aumentou também, questionamentos e opiniões a respeito de tudo aquilo que é compartilhado, seja através de informativos ou do novo marketing de conteúdo.

Saiba mais em nosso post “5 razões para sua empresa investir em Marketing de Conteúdo

O comportamento do consumidor moderno como nova oportunidade

Os indivíduos atuais possuem uma característica muito marcante, eles não tem medo de mostrarem as diferenças, transformando-se em pessoas cada vez mais individualizadas, com adjetivos e desejos únicos. Por isso, é necessário pensar que essas novas personas precisam ser trabalhadas de maneira exclusiva, seja realizando sonhos ou extrapolando as expectativas, mesmo que ao vender uma simples t-shirt. Por isso, no cenário atual, é necessário ter uma estratégia de marketing com Buyer Personas bem definidas.

Mas, da mesma forma que podemos afirmar essa total individualização, as pessoas se agrupam em segmentos que se comportam da mesma forma. Agregando-se a outros que pensam de maneiras parecidas, formando assim, grupos com características semelhantes.

Eles precisam se identificar, precisam estar inseridos dentro de todo o contexto da marca, da maneira como o produto é apresentado ao mercado, da sua forma de se adaptar à realidade dos novos grupos de consumo que vêm sendo formados. Podemos citar como alguns exemplos as marcas sustentáveis, produtos “handmade”, cervejas e hambúrgueres artesanais. Quantos desses surgiram no último ano?

A tecnologia mudando o comportamento do consumidor moderno

A facilidade do acesso à informação transforma a tecnologia em um grande aliado (quando bem trabalhada), a maioria das lojas conta com ambientes virtuais que facilitam compras, pedidos e comparações. É preciso criar facilidade de acesso, algo atrativo, e que garanta uma experiência dinâmica e agradável ao usuário.

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O desejo de compra pode ser despertado em qualquer dia da semana, seja onde o seu consumidor estiver, pois os smartphones deixam tudo ao alcance dos olhos e a um clique das compras. Ao trabalhar esse desejo despertado repentinamente (ou não), com certeza o sucesso será alcançado.

Mas como é possível atingir tantas pessoas diferentes em um curto espaço de tempo e com tantos concorrentes em volta?

Pense no inbound marketing e suas estratégias. Faça sua empresa respirar o inbound e obtenha todas as respostas que precisa para alavancar os resultados.

Através da metodologia trabalhada, existe a possibilidade de analisar em qual das etapas do funil de vendas o seu lead se encontra, oferecendo a ele oportunidades, soluções, informações relevantes e muitas outras ferramentas para agregar conhecimento sobre os produtos/serviços oferecidos pela marca, sempre de acordo com o estágio dentro do funil.

Além disso, é preciso saber como, quando e onde agir, uma vez que os consumidores se tornaram livres para optar pelo marketing ou não. É possível que um simples deslize de tela, em 2 segundos, faça com que todo o seu planejamento passe tão rápido como as tendências de moda. Seja atrativo, perspicaz e eficiente.

Saiba mais no nosso post “Como o Inbound Marketing pode aumentar seus resultados

Esteja próximo dos seus clientes, interaja com eles, observe os pequenos detalhes, faça análises, proporcione à eles mais experiência do que compras, mais conhecimento do que conteúdo, faça com que eles tenham prazer ao compartilhar da marca, transformando-os assim, em divulgadores dos seus produtos/serviços. Esteja sempre atualizado a respeito do comportamento do consumidor moderno e obtenha cada vez mais sucesso na sua organização.

Diogo Garcia

Diogo Garcia

Sou empreendedor digital desde 2008, a frente de empresas como o portal de conteúdo educacional Ecaderno.com, a agência de marketing digital Grupo Emídia e o site de bolsas de estudo To de Bolsa. Um incansável estudioso das estratégias de marketing digital e vendas online e que acredita que este é o caminho para as empresas prosperarem. O digital não é o futuro, é o presente !

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