Aprenda a aumentar suas vendas com marketing digital

Saiba como alinhar sua equipe de marketing com seu time de vendas e alcance melhores resultados.

Por Diogo Garcia

09/11/2017 às 15h15 - Atualizada 09/11/2017 às 15h15

No cenário atual, onde o perfil de consumo dos compradores muda a cada instante, as empresas não podem contar apenas com os clientes que estão batendo à porta, prontos para consumir. Os tempos mudaram e a cada dia novas marcas surgem no mercado oferecendo produtos muito parecidos uns com os outros.

A pergunta que fica em meio a tantas novidades e mudança é: como se destacar em meio a esse crescimento desenfreado de tantos concorrentes?

A resposta é óbvia do que parece, é preciso investir em marketing e vendas!

É preciso analisar quais estratégias devem ser realizadas, para que os negócios atinjam os resultados esperados, alavancando cada vez mais as vendas. Mas como fazer isso?

 

Os profissionais dos times de marketing e vendas não precisam entrar em confronto, duelando para ver quem leva vantagem ou quem é capaz de proporcionar que metas sejam atingidas. É necessário unir esse dois setores para que o público-alvo esteja satisfeito e queira investir nos seus produtos/serviços, ao invés de pesquisar e optar por tantas outras opções existentes.

Pensando no marketing digital como um todo

Se você pensa que trabalhar com marketing digital é apenas projetar algumas campanhas e esperar algum tipo de retorno, volte três casas e comece de novo. O marketing digital integra vários elementos e fases dentro da sua empresa, desde a captação de novos leads qualificados, até a gestão de um bom atendimento.

É preciso definir previamente suas personas e tentar resolver todos os possíveis problemas que ela está enfrentando, pois, sendo assim, a confiança gerada pela marca é capaz de transformar um mero visitante em um potencial cliente.

Além disso, é preciso utilizar de diferentes tipos de ferramentas como: estratégias de SEO, comunicação on e offline, links patrocinados, materiais impressos, mídias alternativas e muitos outros veículos de comunicação, fazendo com que o público tenha sua marca como uma opção do segmento em que está inserido. É preciso que eles se lembrem, e que a lembrança da boa experiência de compra não se apague.

É necessário estar além das expectativas, realizando sonhos, ao invés de apenas vender produtos ou serviços e, indo mais adiante, um relacionamento com o seu cliente deve ser criado.

O conteúdo continua após o anúncio

Mas esse é apenas um dos exemplos de como o marketing digital pode ser responsável pelo seu sucesso. Agora imagine quando o alinhamos à equipe, técnicas e conhecimentos de venda.

Marketing e vendas podem estar alinhados?

Atrair, encantar, conquistar, manter um relacionamento… até parece que estamos falando de um caso de amor, não é mesmo? Mas será que não estamos?

Para aumentar suas vendas é preciso alinhar quais os fatores seus futuros clientes estão esperando e nutrir de sentimento tudo aquilo que poderá convertê-los em clientes. Muitos dizem que na transição de lead para cliente, o marketing digital passa a bola para a venda, mas será que ele não permanece como um pilar para futuros negócios?

Mesmo que seu lead tenha sido convertido em cliente, ao realizar sua compra, o papel do marketing não acaba. É preciso cativar ainda mais, e estar presente na vida do seu cliente efetivamente, pois, sendo assim, ele será fiel à marca e um possível divulgador do que foi aplicado como estratégia.

Quer mesmo vender mais através do marketing digital? Saiba o que o seu cliente busca, suas necessidades, sonhos, tenha em mãos uma buyer persona completa, com todos os detalhes, faça pesquisas, olhe para o que os seus concorrentes estão fazendo, alinhe os interesses dos times de marketing e vendas.

Saiba mais em Como melhorar sua estratégia de marketing com Buyer Personas“.

E, quando todo o fluxo começar a acontecer, foque nas métricas. Elas farão com que você analise as suas tomadas de decisão em cada passo das campanhas veiculadas, possibilitando que pontos fortes e fracos sejam encontrados, para serem mantidos ou não.

Quer mais informações em como o marketing digital pode se transformar em um dos maiores aliados dos seus negócios? Confira nosso post “Como vender mais com marketing digital de alta performance”.

Ficou com alguma dúvida? Envie um email para [email protected] que conversamos melhor.

Até o próximo post!

Diogo Garcia

Diogo Garcia

Sou empreendedor digital desde 2008, a frente de empresas como o portal de conteúdo educacional Ecaderno.com, a agência de marketing digital Grupo Emídia e o site de bolsas de estudo To de Bolsa. Um incansável estudioso das estratégias de marketing digital e vendas online e que acredita que este é o caminho para as empresas prosperarem. O digital não é o futuro, é o presente !

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia