5 razões para sua empresa investir em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo pode mudar a forma como seus clientes se relacionam com você. Confira algumas dicas essenciais e tenha a possibilidade de até quadruplicar as suas vendas a médio-longo prazo.

Por Diogo Garcia

01/11/2017 às 17h56 - Atualizada 01/11/2017 às 17h56

Vivemos na era do conteúdo, acessado de forma constante por todos, pelos mais diferentes meios. É comum ter milhões de abas abertas procurando informação, aplicativos e grupos para trocar dicas sobre os  mais variados assuntos, inclusive produtos e serviços.

Marketing de Conteúdo é a ferramenta que colocará a sua empresa em contato direto com alguém que precisa resolver um problema. Lembra aquele momento que você precisava escolher entre comprar um carro ou outro e procurava informações e opiniões sobre esse produto? E se a sua empresa fornecesse essas informações para o possível consumidor? Assim que essa estratégia funciona!

Separamos 5 motivos que te ajudarão a entender a eficácia e importância do Marketing de Conteúdo. Quer tornar sua empresa referência e gerar ainda mais lucro? Confira:

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  1. Aumente suas vendas:
    O bolso é fator mais do que decisivo, né? Ainda mais em momentos de crise. Existem vários cases que mostram que o Marketing de Conteúdo tem potencial de até quadruplicar as vendas de uma empresa em médio-longo prazo, já que aumenta o fluxo de pessoas conhecendo seus produtos e caminhando por um funil de vendas.
  2. Contato direto:
    O Marketing de Conteúdo aumenta consideravelmente a sua presença digital, possibilitando que você alcance o seu potencial cliente, suas buyer personas, em um momento propício, em que elas busquem e precisem da sua informação. Diferente do marketing tradicional, o usuário não será bombardeado com conteúdo que considerar desinteressante: todo conteúdo dialogará com ele.
  3. Criação de autoridade:
    Muitas empresas têm receio de produzir conteúdo rico de forma gratuita. Demonstrar o seu conhecimento para consumidores em potencial não é negativo. Você ganha credibilidade e torna-se referência na sua área de atuação. No presente, com tanta concorrência, as pessoas acabam escolhendo quem é diferente. Demonstrar conhecimento é uma grande diferença, né?
  4. Eduque o seu cliente e seus hábitos de consumo:
    Dependendo do seu nicho de atuação e do serviço que sua empresa vende, pode ser que o possível consumidor necessite de mais informações para compreender exatamente seus produtos e as aplicações deles. O Marketing de Conteúdo permite que você demonstre que a solução oferecida é a ideal para o problema desse possível consumidor. Como você estará constantemente produzindo conteúdo relevante, seu público pode também conhecer produtos que não imaginava precisar, mas que se adequem às suas necessidades. Afinal, todo material produzido será voltado para a persona que mais represente o consumidor.
  5. Influencie seus possíveis compradores:
    A estratégia de Marketing de Conteúdo prevê a criação de conteúdos diferentes para variadas etapas de interesse. Lembra que falamos de funil de vendas lá no número 1? A estratégia, resumidamente, se dedica em criar o conteúdo exato para cada etapa desse funil, fazendo com que o seu potencial cliente primeiramente conheça sua marca, seus produtos, e desenvolva interesse por eles, até que tome o passo de consumi-los. Imagina só se a sua empresa produzisse um conteúdo rico, como um e-book ou um vídeo explicativo, que tirasse a dúvida exata que seu cliente costuma ter na hora de fechar o negócio? Sua taxa de conversão final seria muito maior.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma pergunta pra mim? Envie um email para [email protected] que conversamos melhor.

Até o próximo post!

Diogo Garcia

Diogo Garcia

Sou empreendedor digital desde 2008, a frente de empresas como o portal de conteúdo educacional Ecaderno.com, a agência de marketing digital Grupo Emídia e o site de bolsas de estudo To de Bolsa. Um incansável estudioso das estratégias de marketing digital e vendas online e que acredita que este é o caminho para as empresas prosperarem. O digital não é o futuro, é o presente !

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