Viagem gastronômica pela Serra da Canastra

Estamos na Serra da Canastra, em Minas Gerais, conhecendo produtores do famoso Queijo Canastra. O produto é típico da região, artesanal e feito de leite cru. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas puras da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado, se consumido fresco. Porém, diferentes processos de maturação estão proporcionando diferenciados sabores ao mesmo queijo. Acompanhe nossa viagem aqui no blog.

Por Claudia Figueiredo

Olá, queridos leitores.

Estamos na Serra da Canastra, em Minas Gerais, conhecendo produtores do famoso Queijo Canastra. O produto é típico da região, artesanal e feito de leite cru. Produzido há mais de 300 anos, ele é primo distante do queijo da Serra da Estrela, de Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas puras da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado, se consumido fresco. Porém, diferentes processos de maturação estão proporcionando diferenciados sabores ao mesmo queijo. O queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O modo de fazer queijo através do leite cru compõe um conjunto simbólico da identidade da cultura gastronômica mineira.

WhatsApp Image 2017 07 13 at 12.33.22 1

Mas, há muito a ser conquistado por produtores de queijo de leite cru. O presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra (APROCAN), João Carlos Leite, esteve em uma audiência, em Brasília, para defender o “modo de fazer” do queijo mineiro. Para saber mais, assista o vídeo clicando aqui.

A primeira fazenda que visitamos foi a Roça da Cidade, que fica bem próximo à cidade de São Roque de Minas, que compõe o circuito de municípios habilitados a produzir o legítimo Queijo Canastra. Provamos todos os queijos produzidos na fazenda e aqui vamos mostrar um pouco sobre eles:

Os frescos são mais ácidos e de massa mole. Os de meia cura são aqueles que ficaram descansando em prateleiras por 7 dias. Durante este intervalo, já é possível perceber nuances de notas de acidez diferentes.

WhatsApp Image 2017 07 13 at 12.33.23 6

Com cerca de 30 dias, o queijo já adquire outra textura e outro sabor: a casca adquire leve resistência e o interior é mais firme.

WhatsApp Image 2017 07 13 at 12.33.23 4

Com maturação em torno de 6 meses, é possível saborear “outro” queijo, com massa bem macia e cremosa, mais adocicada e que lembra muito o queijo gruyere.

WhatsApp Image 2017 07 13 at 12.33.23 5

E depois de aguardar de 10 a 12 meses a maturação de um queijo, surge o Canastra Real, um suntuoso rei com sabor intenso, massa dura, com pequenos cristais que tilintam na boca e promovem grande salivação.

WhatsApp Image 2017 07 13 at 12.33.23 1

Para saber mais sobre esta viagem gastronômica, acompanhe nosso blog e também nosso Stories do Instagram onde todos os dias postamos um Daily Vlog (@gastrocomamor).

Um beijo, um brinde, um naco de queijo e até a próxima.

Na foto abaixo, o Rio São Francisco, com 17 km de nascido, no topo da Serra da Canastra, a 1450 metros de altitude.

Viagem na Canastra

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também