Diário de Bordo – 11/10/2017 – Pé na Estrada Antuérpia

Nosso dia hoje começou cedo e ensolarado. Saímos de Andrelândia rumo à São Vicente, cidade vizinha importante na produção de queijos especiais, com dois laticínios: Polenghi e São Vicente.

Por Claudia Figueiredo

11/10/2017 às 19h29 - Atualizada 11/10/2017 às 19h50

Nosso dia hoje começou cedo e ensolarado. Saímos de Andrelândia rumo à São Vicente, cidade vizinha importante na produção de queijos especiais, com dois laticínios: Polenghi e São Vicente. Esta região incorpora a Estrada Real, a maior rota turística do Brasil. São mais de 1630 quilômetros de extensão passando pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fizemos um mergulho na história e ficamos sabendo, através do gerente da Polenghi, Jonas Palmieri, que a origem dos queijos tipo holandeses e dinamarqueses no Brasil se deu através de Minas Gerais, mais especificamente, da cidade de Santos Dumont, próxima de Juiz de Fora. Esta história completa você confere na Tribuna de Minas em uma edição vindoura. Fique ligado.

Primeiros produtores de queijos fundidos em São Vicente de Minas. Arquivo: Polenghi
Fábrica Polenghi em São Vicente de Minas

Outro mergulho que fizemos, foi um tchibum de fim de tarde na piscina da Pousada dos Querubins, onde estamos hospedados em Andrelândia. Com uma temperatura superior a 30º, nada melhor do que a companhia de uma boa cerveja artesanal e aquela comidinha mineira na beira do fogão.

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

Siga-nos no Facebook e Instagram.

Carro de Boi em Andrelândia
Pousada dos Querubins, em Andrelândia

 

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor e por encomenda. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". Blogueira do www.gastrocomamor.com.br

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia