Conheça as sobremesas campeãs do Chef Pablo Oazen

Em uma final disputadíssima do programa Masterchef Profissionais, o Chef juiz-forano Pablo Oazen venceu ousando bastante em seus pratos. No entanto, ele acredita que suas sobremesas tenham sido o diferencial para conquistar o prêmio.

Por Claudia Figueiredo

Festa em Juiz de Fora e para todos aqueles que torciam para o Chef Juiz-forano Pablo Oazen. Em uma final disputadíssima do programa Masterchef Profissionais, Pablo venceu ousando bastante em seus pratos. No entanto, ele acredita que suas sobremesas tenham sido o diferencial para conquistar o prêmio.

As receitas, divulgadas pela Band TV, você confere aqui harmonizadas com Cervejas Antuérpia.

SORVETE DE GOIABA RECHEADO DE GOIABA E GERGELIM por PABLO OAZEN 

Sorvete de goiaba Pablo Oazen
Foto: Divulgação – Sorvete de goiaba recheado de goiaba e gergelim

Ingredientes

1 kg de goiaba

250 ml de água

350 g de açúcar

Goiabada

Nitrogênio

Semente de gergelim branco

Manteiga de cacau

Chocolate branco

Corante alimentício amarelo

100 g de farinha de castanha do Pará

100 g de manteiga

100 g de farinha

Mamão

Requeijão

Queijo canastra

Trapoeraba

ANTUERPIA VERT MONT NEIPA

Harmonização Antuérpia: VERT MONT – NEW ENGLAND IPA – Antuérpia Vert Mont traz a combinação do explosivo aroma de frutas, com a textura macia e um amargor moderado. Uma seleção de lúpulos aromáticos com características frutadas confere a esta cerveja aromas e sabores extremamente frutados, harmonizando com a goiaba presente no prato do chef.

Modo de preparo

Tire a casca da goiaba, triture no liquidificador. Faça uma calda com 250 ml de água e 250g de açúcar e adicione a mistura. Bata tudo. Ao final, coe.

Para fazer o sorvete, utilize o nitrogênio na sorveteria. Coloque o sorvete em formas de meia esfera e leve ao congelador. Reserve.

Enquanto isso, faça um creme de goiabada. Derreta uma goiabada com água até atingir uma textura cremosa. Salteie com semente de gergelim branco e envolva com o creme. Reserve

Tire um pouco do interior do sorvete, recheie com creme de goiaba e feche as duas meias esferas. Guarde no congelador.

Derreta um pouco de manteiga de cacau com chocolate branco e corante alimentício amarelo para dar a cor da casca da goiaba. Quando estiver em torno de 40°, banhe rapidamente a bola de sorvete no chocolate branco. Quando gelar, vai formar uma casca. Coloque no congelador.

Para fazer o crumble, coloque 100g de farinha de castanha do Pará, 100g de açúcar e 100g de farinha. Envolva tudo isso com mamão e leve ao forno até ficar bem crocante.

Coloque o crumble já frio no fundo do prato, a goiaba por cima, umas pontas de requeijão e lascas de queijo canastra. Em cima da goiabada, utilize trapoeraba para decorar.

SORVETE DE PÃO NA CHAPA COM ESPUMA DE DOCE DE LEITE E CAFÉ por PABLO OAZEN

Sorvete de pão Pablo Oazen
Foto: Divulgação – Sorvete de pão na chapa com espuma de doce de leite e café

Ingredientes

300g de açúcar

500ml de creme de leite

400g de doce de leite

100g de farinha

100g de manteiga

100g de clara

25g de cacau

25g de café solúvel

500ml de leite cru

100g de leite em pó

Pão

250 ml de calda de açúcar

Kremlin

Harmonização Antuérpia: ANTUÉRPIA KREMLIN – RUSSIAN IMPERIAL STOUT. É uma cerveja forte e escura, com alto nível de lupulagem. A Russian Imperial Stout é elaborada com seis maltes especiais, que lhe conferem notas de chocolate, toffee, café, além de um toque de carvalho. Irresistível com esta sobremesa apresentada pelo chef.

Modo de preparo

Para a espuma de doce de leite, faça um caramelo com 200g de açúcar e 500 ml de creme de leite. Derreta 400g de doce de leite. Envolva tudo, passa na peneira e coloque no sifão com carga de gás. Reserve frio.

Para o preparo da telha de café, pegue 100g de farinha, 100g de manteiga, 100g de clara, 100g de açúcar, 25g de cacau em pó e 25g de café solúvel. Misture tudo e leve ao forno. Reserve.

Misture de leite cru e 100g de leite de pó. Sirva quente.

Pegue três fatias de pão, molhe no leite quente até ficarem bem hidratadas.

Para manteiga noisette, coloque manteiga no fogo em temperatura baixa, deixe dourar até ficar com cor de avelã. Coloque o pão no liquidificador com 250 ml de calda de açúcar e 200 ml de manteiga noisette. Coloque na batedeira e vira um sorvete de pão na chapa.

Sobremesas Pablo Oazen com Antuérpia

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também