Vem chuva aí, gente! Redobre sua atenção ao volante

Por Dudu Mazzei

28/09/2017 às 07h55 - Atualizada 28/09/2017 às 08h01

Vem chuva aí, gente!

 

As boas e abençoadas chuvas estão para chegar. Todos os anos, nessa época, recebo em minha oficina mecânica vários carros afetados por alagamentos, enchentes ou chuvas fortes. E as fracas também!

 

Selecionei algumas dicas para você evitar prejuízos.

 

Alagamentos: ao se deparar no seu trajeto com uma via com mais de dois palmos de água, desista! Escolha outro caminho ou espere a “maré” baixar. Vários componentes mecânicos, elétricos, eletrônicos e de acabamento correm o risco de estragar. O motor, se aspirar esta água, pode quebrar internamente e dar “p.t”, por causa do famigerado calço hidráulico.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Enchentes: você não tem um submarino, certo? Se ele estava estacionado e entrou água no interior e ensopou o “carpete”, reze. A bateria deve ser desconectada imediatamente. O motor NÃO deve ser ligado até que um mecânico faça uma avaliação e os reparos necessários, imediatamente, evitando maiores danos. O indicado é a remoção de toda a forração interna, lavando e secando tudo com capricho.

Sob chuva, redobre sua atenção ao volante. (Foto: Dudu Mazzei)

Chuva fraca: o piso das vias acumula resíduos e óleo depois de muito dias sem aqueeeeeeele pezinho de água para lavar. A famosa “primeira chuva” é, portanto, muito perigosa. Ela espalha toda a sujeira, ao invés de removê-la. Reduza a velocidade e fique atento. Pés leves e mãos macias na condução, nenhum movimento mais brusco. A mesma atitude vale para o item seguinte.

 

Chuva forte: junte pneus ruins, grande volume de água no piso e alta velocidade: está pronta a fórmula da aquaplanagem, fenômeno que surge quando a água impede o contato seguro entre o pneu e o solo. Se isso acontecer, você estará na direção de um barco – à deriva, se é que você me entende!

Estamos na época ideal para comprar pneus novos. No final de ano e férias, geralmente o preço deles aumenta. Aproveite!

Dudu Mazzei

Dudu Mazzei

Nascido e criado em JF, formado em Técnico de Mecânica no CTU da UFJF, mecânico desde 1984, tenho uma oficina de carros desde 1986, sou jornalista e fotógrafo desde 1989. Participo de provas de automobilismo há mais de 35 anos como mecânico/preparador, fotógrafo ou jornalista. Às vezes, todas as funções ao mesmo tempo. Sou também consultor automobilístico e instrutor de mecânica de autos.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia