Uma foto, 300 palavras: consertar ou trocar seu carro usado?

Por Dudu Mazzei

26/10/2017 às 10h41 - Atualizada 26/10/2017 às 10h46

Uma foto, 300 palavras: consertar ou trocar seu carro usado?

No dia-a-dia da minha oficina, tenho me deparado cada vez mais com pessoas que, na hora de fazer uma manutenção mais completa em seus veículos, optam por vendê-lo. Ou seja, fazem o mínimo do mínimo, trocando apenas óleo do motor, filtros, pastilhas de freio e olhe lá!

E assim vão rodando, até que um dia o carro “pede socorro”: serão necessários vários “mil reais” para corrigir o que se fosse feito no tempo certo, ficaria muuuuuuuito mais barato.

Daí, diante da perspectiva de NÃO desembolsar uma alta grana, três ideias brotam da cabeça do dono: fazer “paliativos” com peças usadas ou “baratinhas” e continuar com ele,  “engatilhar” e vender, ou ainda não fazer os consertos e vender imediatamente o carro.

Um carro que deixa de ser fabricado desvaloriza muito mais rápido. (Foto: Dudu Mazzei)

Aí é que você entra na história! Quer comprar ou trocar de automóvel, faz uma pesquisa e encontra um, com o preço mais em conta, a “tampa da sua panela”. Empolgado, sacramenta o negócio e só depois leva ao seu mecânico de confiança. Ou nem isso. E acaba comprando um carro cheio de problemas, o famoso “barato que sai caro”.

Vamos agora falar de soluções?                                                                                                                                    1) Mantenha a prevenção em dia. Custa um terço da correção.

  2) Atualmente, o tempo ideal para quem prefere carro usado, é ficar com ele de dois a quatro anos. Quem compra 0km, deve permanecer com ele até perto da garantia de fábrica vencer.

3) Na compra de um usado, prefira o que tenha um histórico de manutenção, que deve ser conferido por seu mecânico ANTES de você fechar o negócio. Depois de comprar, não adianta reclamar.

O conteúdo continua após o anúncio

4) Fuja dos “micos”! São modelos mais frágeis, com manutenção frequente demais e custosa. O mercado inteiro os conhece. Uns são até bonitinhos, mas são ordinários! Fuja deles!

Às vezes o carro pretendido é excelente…pra quem está vendendo.

 

Críticas, dúvidas e sugestões? É só entrar em contato comigo!

Meu WhatsApp:  32987043483

Email: [email protected]

Facebook: Alexandre Dudu Mazzei

Dudu Mazzei

Dudu Mazzei

Nascido e criado em JF, formado em Técnico de Mecânica no CTU da UFJF, mecânico desde 1984, tenho uma oficina de carros desde 1986, sou jornalista e fotógrafo desde 1989. Participo de provas de automobilismo há mais de 35 anos como mecânico/preparador, fotógrafo ou jornalista. Às vezes, todas as funções ao mesmo tempo. Sou também consultor automobilístico e instrutor de mecânica de autos.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia