Sete dicas para quem quer trocar ou comprar um carro usado

Por Dudu Mazzei

05/10/2017 às 09h20 - Atualizada 05/10/2017 às 09h21

Sete dicas para quem quer trocar ou comprar um carro usado

 

Quase toda semana atendo em minha oficina pelo menos uma pessoa perdidinha na hora de trocar/comprar um carro. Para ajudar, separei sete dicas:

  • Com esta crise que não nos abandona, trocar de carro “por gosto” ou capricho, custa muito dinheiro. Se for este o seu caso, repense. Tem money sobrando? Siga adiante. Ou será que uma boa revisão no carro atual resolve seu problema?
  • Se a sua opção for adquirir um usadinho, consulte seu mecânico. Ele vai te falar quais são os “micos”. Sites e grupos na internet também ajudam na triagem.
  • Pesquise, teste, ande! Atende sua necessidade, cabe sua família nele, na sua garagem e no seu bolso?
  • Escolhido o modelo, mais uma vez a ajuda de um mecânico será essencial: leve o veículo pretendido – antes de fechar o negócio – para ele examiná-lo criteriosamente e dar uma volta. O vendedor não autorizou o exame? Escolha outro!
  • Separe dinheiro para pagar a documentação e para pequenos (ou grandes) reparos: de R$800 a R$2.500. Sim, ninguém vai dar uma “revisão geral” em um carro para vender em seguida. Isso é raro!
  • Tem comprador que prefere agência (loja) por causa da garantia legal. Outros optam comprar diretamente de particular. Em ambos, a (boa) procedência do automóvel em questão é fundamental e a reputação do vendedor, idem!
  • Ou um despachante deverá consultar o histórico do carro junto ao Detran, ou faça você mesmo, acessando o portal do órgão do estado em que o carro está licenciado.
Os documentos, manual de manutenção e as notas de serviços ajudam  a conhecer o histórico do carro. (Foto: Dudu Mazzei)

Deu para perceber o quanto é importante a ajuda de um especialista capacitado?

Já dizia meu pai: “todo negócio entre dois deve ser bom para os dois”.

O conteúdo continua após o anúncio

Se ficou alguma dúvida, envie-a para o meu Whatsapp: (32) 987043483.

Será um prazer esclarecer dúvidas ou trocar informações.

Até o próximo post!

 

Dudu Mazzei

Dudu Mazzei

Nascido e criado em JF, formado em Técnico de Mecânica no CTU da UFJF, mecânico desde 1984, tenho uma oficina de carros desde 1986, sou jornalista e fotógrafo desde 1989. Participo de provas de automobilismo há mais de 35 anos como mecânico/preparador, fotógrafo ou jornalista. Às vezes, todas as funções ao mesmo tempo. Sou também consultor automobilístico e instrutor de mecânica de autos.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia