Cuidado com os  “especialistas automotivos” nas redes sociais!

Por Dudu Mazzei

03/11/2017 às 20h37 - Atualizada 03/11/2017 às 20h59

Desde o começo de 2015 faço semanalmente o programa “CBN Autos com Dudu Mazzei” na Rádio CBN de Juiz de Fora. Falo sobre automobilismo e automóveis, trazendo novidades e tirando dúvidas de ouvintes.

A pergunta mais frequente é sobre como diminuir os gastos com combustível. Toda vez que aparece um vídeo “milagroso” nas redes sociais, chovem dúvidas. De uns tempos pra cá, três “macetes mágicos” que prometiam economia e desempenho, simplesmente desapareceram: uma mangueira que  “pulverizava o combustível nos bicos injetores”, um gerador de hidrogênio caseiro e um tanquinho vaporizador  de gasolina. Todos bombaram na internet. Juntos, tiveram várias dezenas de milhões de visualizações.

Segundo um “especialista”, deve-se colocar um litro de querosene no tanque de combustível para fazer uma limpeza interna no motor. Jamais faça isso! (Foto: Dudu Mazzei)

Como sempre disse, era tudo “caô”. Uns, bem “amigos”, não vendiam nada, apenas pediam que os seus vídeos fossem divulgados, esperando talvez ganhar uma grana do YouTube (será???).

Tenho certeza que muita gente acreditou nisso, perdendo tempo e dinheiro. Na minha oficina, não foram poucos os que foram me consultar para saber se eu vendia ou instalava estes “dispositivos”. Problemas? Tô fora!

Acompanho aos vídeos de vários “especialistas” automotivos. Muitos com aspas, poucos sem elas. Exemplos: um camarada que “ensina” limpar bicos injetores utilizando QUEROSENE no tanque de combustível, sem desmontar nada! Outro tem um canal de sua “oficina recuperadora de amortecedores”. Promete, com uma máquina caseira  de injeção de gás, restabelecer a ação de amortecedores cansados e consertar a suspensão de seus clientes colocando peças usadas. Oferece TRÊS anos de garantia. Ah, tá…

Mas, tem um canal no YouTube que eu recomendo sem pestanejar. Sério, para quem não viu ainda, é o Giro Motor com Dudu Mazzei! De agora em diante, sempre que possível, voltarei a postar vídeos com lançamentos, dicas, novidades e bastidores do mundo automotivo e 51 vídeos já estão lá, não deixe de assisti-los!

O conteúdo continua após o anúncio

Quem enviar duvidas, críticas ou sugestões?

Facebook: Alexandre Dudu Mazzei

Whatsapp: (32) 987043483

e-mail: [email protected]

Dudu Mazzei

Dudu Mazzei

Nascido e criado em JF, formado em Técnico de Mecânica no CTU da UFJF, mecânico desde 1984, tenho uma oficina de carros desde 1986, sou jornalista e fotógrafo desde 1989. Participo de provas de automobilismo há mais de 35 anos como mecânico/preparador, fotógrafo ou jornalista. Às vezes, todas as funções ao mesmo tempo. Sou também consultor automobilístico e instrutor de mecânica de autos.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia